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BOLSO ABERTO

Streamings armam estratégia para abocanhar público de futebol da TV aberta

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Alan Patrick no Internacional

Alan Patrick, do Internacional: Paramount gasta dinheiro para patrocinar rádio e divulgar jogos do clube

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 9/4/2023 - 9h00

Streamings adotaram uma estratégia agressiva para abocanhar o público de futebol das mídias tradicionais. Embora pareça controverso, plataformas que "concorrem" com TV aberta e rádios estão patrocinando transmissões de campeonatos estaduais e da Libertadores para chamar a atenção daqueles que ainda não estão habituados a acompanhar o esporte pela internet. Record, Band e até a Rádio Gaúcha, líder de audiência no Rio Grande do Sul, têm lucrado com a tática.

Segundo apurou o Notícias da TV, Disney e Paramount fecharam contratos para anunciar em jogos de TV e rádio. A dona da ESPN e do Star+ comprou espaços publicitários nos intervalos das finais do Campeonato Carioca na Band --os primeiros foram exibidos no último sábado (1º), e outros irão ao ar no segundo jogo, neste domingo (9). 

A Disney também negociou ações nas finais do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Água Santa na Record, além de inserções nos intervalos de telejornais da emissora. Meio minuto no noticiário de horário nobre custa R$ 719 mil para exibição em rede nacional.

A empresa do Mickey optou por divulgar uma campanha da Libertadores, que terá os principais jogos exibidos no Star+ até junho. Ainda foram citados outros eventos, como a Premier League e o Campeonato Espanhol. 

Quem também tirou o dinheiro do bolso foi a Paramount, que entrou neste ano no futebol brasileiro ao comprar os direitos da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A empresa é a nova patrocinadora da equipe esportiva da Rádio Gaúcha, que pertence ao Grupo RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul.

A empresa dona da MTV vai exibir no Paramount+, com exclusividade, todos os seis jogos do Internacional na fase de grupos da Libertadores até junho. Para divulgar isso ao público local, a negociação foi concluída ainda na semana passada.

Ao todo, o Paramount+ fará 154 jogos por ano. O contrato que fechou com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) tem duração até 2026. Com isso, serão 616 duelos exibidos durante todo o ciclo. Globo e ESPN ficaram com os direitos da Libertadores na TV; e SBT, com a Copa Sul-Americana.


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