Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AUTOMOBILISMO

Silvio Santos vetou Fórmula 1 no SBT e se arrependeu tarde demais; saiba mais

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Lewis Hamilton em um carro de Fórmula 1 durante corrida

Lewis Hamilton na Fórmula 1: Silvio Santos vetou Fórmula 1 no SBT para não mexer nos domingos

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 17/7/2022 - 6h30

Renovada recentemente pela Band até 2025, a Fórmula 1 esteve muito perto de ser um símbolo da retomada de investimentos do SBT na área esportiva, juntamente com a Libertadores em 2020. Silvio Santos foi o principal responsável pelo negócio não ter sido fechado. Neste ano, antes do novo contrato com a TV do Morumbi sair, o dono da emissora de Osasco demonstrou arrependimento, mas já era tarde demais.

Antes de a Band ser procurada para conversar sobre os direitos da principal categoria do automobilismo mundial, em 2020, o executivo Jayme Brito, que representa a Liberty Media e faz a produção executiva de transmissões da Fórmula 1 no Brasil, recebeu um sinal bastante positivo de José Roberto Maciel, então vice-presidente do SBT e hoje atual presidente do Grupo Silvio Santos. 

Segundo apurou o Notícias da TV, é Maciel que cuida pessoalmente das negociações de eventos esportivos e informa tudo ao apresentador de 90 anos. Foi Maciel que liderou a compra da Libertadores e conversou com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para sua tentativa de frustrada de renovação. Em 2023, o SBT ficará com a Copa Sul-Americana, e a Globo voltará a transmitir o tornei mais importante do futebol no continente.

 O principal defensor da Fórmula 1 no SBT afirmava que a competição daria um grande retorno financeiro para a empresa e também marcaria bons índices, além de ajudar o domingo na competição com a Record pela vice-liderança. Fora isso, traria para a TV de Silvio Santos um público qualificado nas classes AB que poucos programas de TV aberta têm hoje. 

No entanto, quando a conversa estava em vias de um final feliz, Silvio Santos decidiu dar para trás e não aceitou as condições. O apresentador não queria mexer na programação dos domingos, que é "seu dia" e tem grade praticamente intocável.

Qualquer mudança nesse dia da semana só ocorre por determinação direta --nem o diretor de Programação tem esse poder. Recentemente, por decisão de Silvio Santos, Domingo Legal e Eliana passaram a começar mais tarde para lhe entregar com uma audiência melhor. 

O segundo motivo é que o dono do SBT entendia que apenas o futebol naquele momento seria o suficiente para posicionar a emissora como um player relevante no esporte. A chegada da Libertadores empolgou o apresentador e fez a TV dele bater recordes. 

Com isso, a Band avançou na jogada e fechou contrato. Neste ano, a área de esportes do SBT fez uma consulta e recebeu um aval para conversar sobre uma possível troca de emissora para a categoria, mas foi alertada pelos donos da Fórmula 1 que a situação com a Band estava bem perto de uma renovação --que, no fim, aconteceu. O fato causou lamento nos bastidores. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.