Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APÓS CANCELAR TELEJORNAL

Silvio Santos exibe reunião de Jair Bolsonaro no SBT sem cortes em palavrões

REPRODUÇÃO/SBT

O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão em vídeo de reunião ministerial

O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão em reunião ministerial: vídeo foi exibido no SBT

REDAÇÃO

Publicado em 24/5/2020 - 19h40

Um dia depois de cancelar a exibição do SBT Brasil, Silvio Santos decidiu mostrar uma parte da reunião de Jair Bolsonaro com seus ministros. O "programa" entrou no ar logo depois do Eliana, por volta das 19h20 deste domingo (24), e durou sete minutos. A emissora optou por não cortar os palavrões ditos pelo presidente da República.

Termos como "foder", "puta que o pariu" e "porra" foram colocados sem os apitos, o famoso "pi". O vídeo entrou no ar sem qualquer tipo de aviso ao telespectador. Logo depois do compacto da reunião, entrou no ar o Roda a Roda.

No trecho destacado pelo SBT, Bolsonaro critica os governadores, fala da necessidade de estar em contato com o "povo", da vontade de armar a população para "evitar uma ditadura" e a importância de trocar "pessoas da segurança nossa" para proteger amigos e familiares.

Na tarde de sábado (23), enquanto produziam o SBT Brasil, jornalistas foram surpreendidos com uma ordem de Silvio Santos: o telejornal não seria levado ao ar.

Pessoas que trabalham na Redação de Jornalismo do SBT disseram que a principal motivação para o cancelamento seria evitar repercussões contra o presidente Jair Bolsonaro após a divulgação do vídeo da reunião ministerial na sexta (22).

Genro de Silvio Santos, o deputado federal Fábio Faria defendeu que a decisão de Silvio Santos de retirar o telejornal do ar não teve motivações políticas. Ele ainda avisou que o encontro ministerial seria transmitido na íntegra, o que não vai acontecer. De acordo com fontes do Notícias da TV, o compacto da reunião será exibido novamente após o Programa Silvio Santos.

"Jamais houve reclamação do governo sobre a divulgação do famoso vídeo no SBT. O governo comemorou o vídeo. Jamais o Silvio aceitaria qualquer tipo de interferência. Tanto que o vídeo vai na íntegra hoje [24] no programa dele, que é o de maior audiência do SBT", escreveu o marido de Patricia Abravanel no Twitter.

SBT Brasil fora do ar

Essa foi a primeira vez que o principal telejornal da emissora de Silvio Santos não foi transmitido desde 2005, quando entrou no ar --as exceções são os sábados de Teleton, maratona televisiva que ocupa mais de 24 horas. Na ocasião, a equipe de Jornalismo é mobilizada para contar histórias positivas de pessoas com deficiência.

Em comunicado em abril, Silvio Santos se referiu a Bolsonaro como "patrão" ao desmentir que teria indicado um nome para substituir o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

"A minha concessão de televisão pertence ao governo federal e eu jamais me colocaria contra qualquer decisão do meu 'patrão', que é o dono da minha concessão. Nunca acreditei que um empregado ficasse contra o dono, ou ele aceita a opinião do chefe, ou então arranja outro emprego", escreveu o dono do SBT.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.