Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MUDANÇA SURPRESA

Silvio Santos cancela SBT Brasil e evita repercussão contra Bolsonaro

REPRODUÇÃO/SBT

Jair Bolsonaro sendo entrevistado por Silvio Santos no programa do dono do SBT, em 2019

Silvio Santos em entrevista com Jair Bolsonaro em 2019: cancelamento do SBT Brasil foi ordem do patrão

KELLY MIYASHIRO e VINÍCIUS ANDRADE

Publicado em 23/5/2020 - 20h17

Enquanto produziam o SBT Brasil que iria ao ar neste sábado (23), às 19h45, jornalistas da emissora foram surpreendidos com uma ordem de Silvio Santos: o telejornal não seria levado ao ar especificamente hoje. Pessoas que trabalham na Redação de Jornalismo do SBT disseram ao Notícias da TV que a principal motivação para o cancelamento é evitar repercussões contra o presidente Jair Bolsonaro após a divulgação do vídeo da reunião ministerial na sexta (22).

De acordo com os funcionários da emissora, desde o início do sábado, já havia uma orientação de que o SBT Brasil estava proibido de noticiar repercussões referentes à conversa do presidente com seus ministros e que nada de Bolsonaro deveria ser citado. O jornal, no entanto, seria mantido "normalmente" na grade.

Mas durante a tarde, após uma reunião do alto escalão do Jornalismo, veio a informação de que o telejornal não seria colocado no ar. Apesar da ordem, a equipe continuou produzindo o noticioso normalmente, na expectativa que a medida fosse revertida, o que não aconteceu. Todos foram dispensados às 19h30.

Na edição de sexta (22), dia que o vídeo foi divulgado, o SBT Brasil dedicou seis minutos para o vídeo do presidente com os ministros. Como comparação, o tema ocupou mais de 40 minutos no Jornal Nacional, na Globo.

Essa é a primeira vez que o principal telejornal da emissora de Silvio Santos não é transmitido desde 2005, quando entrou no ar --as exceções são os sábados de Teleton, maratona televisiva que ocupa mais de 24 horas. Na ocasião, a equipe de Jornalismo é mobilizada para contar histórias positivas de pessoas com deficiência.

Em comunicado em abril, Silvio Santos se referiu a Bolsonaro como "patrão" ao desmentir que teria indicado um nome para substituir o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

"A minha concessão de televisão pertence ao governo federal e eu jamais me colocaria contra qualquer decisão do meu 'patrão', que é o dono da minha concessão. Nunca acreditei que um empregado ficasse contra o dono, ou ele aceita a opinião do chefe, ou então arranja outro emprego", escreveu o dono do SBT.

Mudanças na grade do SBT

Silvio Santos vem promovendo mudanças frequentes na grade, tendo colocado reprises do Primeiro Impacto no lugar do Bom Dia & Cia, deixado de exibir o Casos de Família para aumentar o tempo do Triturando e feito diversas substituições no vespertino de fofocas, inclusive trocando Livia Andrade e Mara Maravilha por Ana Paula Renault e Flor Fernandez.

Ontem (22), o Notícias da TV adiantou a decisão de Silvio Santos colocar o programa de fofocas aos sábados, mas, inicialmente, a ideia era que o Triturando ficasse às 19h, no horário da luta-livre, que seria deslocada para a faixa de Danilo Gentili, o que acabou não acontecendo.

Após o Programa Raul Gil, foi ao ar o WWE Raw. A partir das 19h45, veio a reprise do Triturando exibido na sexta (22). E seguiu a grade, com Topa ou Não Topa, Esquadrão da Moda, Bake Off Brasil e o Vale a Pena Ver The Noite na madrugada.

Inicialmente, o cancelamento do SBT Brasil, medida mais radical do dono da emissora durante esse período de quarentena, vale apenas para este sábado. Na próxima semana, o telejornal voltará a ser exibido "normalmente", se é que ainda existe algo acontecendo de forma "normal" no SBT em referência à programação.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.