Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Show do Milhão volta em grande estilo no SBT e dá 'aula' para Luciano Huck

REPRODUÇÃO/SBT

Celso Portiolli no estúdio do Show do Milhão. Ele usa um terno preto, uma gravata azul e camisa branca.

Celso Portiolli: Show do Milhão está de volta nas noites de sexta-feira do SBT

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 4/9/2021 - 12h29

O SBT estreou nesta sexta (3) a nova versão do Show do Milhão, apresentada por Celso Portiolli e bancado pelo aplicativo Pic Pay. Mesmo após 12 anos fora do ar, o game show voltou em grande forma: ágil, divertido e sem apelar para histórias melodramáticas, como faz Luciano Huck em formato parecido na Globo. A atração, no entanto, recebeu dia e horário ingratos na programação --sextas à noite.

Clássico nas mãos de Silvio Santos entre 1999 e 2003, o programa de quiz estava fora do ar desde 2009, quando teve uma temporada sem sucesso. Neste ano, por causa da pandemia de Covid-19, coube a Celso Portiolli, um pupilo do dono do SBT, a apresentação do Show do Milhão.

A escolha foi acertada. Até por já ser experiente em formatos do gênero, Portiolli teve domínio completo do palco. Tirou sarro sem dó do participante que não sabia que a Copa do Mundo de 2014 foi disputada no Brasil, por exemplo. Os enquadramentos de câmera também foram praticamente iguais aos que eram usados na primeira versão do programa.

No comando, Portiolli decidiu adotar um estilo de homenagem a Silvio Santos. O comandante do Domingo Legal chegou a repetir bordões clássicos do programa, como o batido "Você está certo disso?". Não caiu na cópia barata pela própria competência do apresentador, mas chegou perto.

O grande acerto do programa foi manter as regras antigas, mas com uma edição bem mais ágil. Em uma hora no ar, o Show do Milhão passou tão rápido que nem se viu o tempo passar. Foi uma aula para Luciano Huck, que apresenta o Quem Quer Ser Um Milionário? na Globo, atração de estilo similar.

Huck costuma explorar as histórias de quem fica frente a frente com ele, com o toque de assistencialismo que tem lhe sido peculiar nos últimos anos. Muitas vezes, um quadro que supostamente seria positivo e empolgante fica tão ou mais triste do que as histórias de superação que Huck frequentemente apresenta em reportagens.

No Show do Milhão, não tem espaço para isso. As histórias são faladas, mas o protagonista é o quiz, além da escalada e das perguntas. Uma aula de como fazer um bom game show.

A audiência inclusive retornou o bom trabalho. O SBT teve vice-liderança em São Paulo com 6 pontos e primeiro lugar em outras capitais, como Recife, Salvador e Goiânia, segundo dados prévios obtidos pelo Notícias da TV.

O horário é ruim. O programa merecia uma faixa mais nobre, como quarta à noite, contra o futebol na Globo. Mas, a julgar pelo que foi apresentado, o Show do Milhão já é o grande acerto do SBT neste ano.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.