COM TATI E VALÉRIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Valéria Almeida e Tati Machado no Encontro de terça-feira (11); programa ficou mais leve
Ao demitir Manoel Soares no mesmo dia em que Patrícia Poeta saiu de férias, a Globo se livrou de um problema e arrumou outro. Com a saída do apresentador, em meio a denúncias graves no compliance da emissora, foi encerrada a rixa e o clima de tensão entre os dois no ar. O programa vive uma fase muito tranquila com Tati Machado e Valéria Almeida --tão mais leve que parece até que o Encontro passou por uma sessão de descarrego. Agora, telespectadores pedem que as duas sejam oficializadas no comando do matinal.
A parceria entre Patrícia Poeta e Manoel Soares causou faíscas desde o início. Antes mesmo de Fátima Bernardes deixar a apresentação do programa que criou, a Globo havia dado a entender que o Encontro seria coapresentado pelos dois jornalistas, igualmente. No entanto, quando imagens de divulgação começaram a sair, apenas o nome e o rosto de Patrícia apareciam.
A Globo não tem os direitos apenas da palavra Encontro, por isso o programa precisa se chamar oficialmente Encontro com Patrícia Poeta (ou com Fátima Bernardes, etc). A emissora posteriormente explicou que Manoel Soares serviria como um contraponto e uma assistência no palco para a titular, dinâmica que já acontecia entre Fátima e Lair Rennó, por exemplo.
No entanto, durante o período de um ano em que trabalharam juntos, Patrícia e Soares não formaram uma dupla coesa. A apresentadora sofreu rejeição e foi muito criticada por sua postura no ar, por supostamente interrompê-lo e por passar na frente da câmera enquanto ele falava.
Entre o público, Soares era tido como injustiçado, e Patrícia recebia críticas por parecer forçar situações de intimidade com a plateia e com convidados. A tensão entre os apresentadores fazia com que muitas vezes a repercussão fosse sobre eles, em detrimento das notícias e atrações do programa de fato.
O mesmo não ocorre com Valéria Almeida e Tati Machado. Desde o último 3 de julho, em que estrearam no Encontro, as duas vêm recebendo elogios pela boa interação como dupla e pela leveza que deram ao programa.
Com Valéria e Tati, não há a percepção de batalha de egos ou qualquer outra tensão. Elas se dividem na apresentação dos temas de que são especialistas (Tati no entretenimento e Valéria na saúde) e têm tocado bem os outros assuntos do programa.
Houve também mudanças neste sentido. Com Patrícia Poeta, o Encontro começava todos os dias com algum vídeo ou cena terrível que havia viralizado na internet e/ou virado notícia; em geral, algum caso de violência ou tragédia. Tais escolhas fizeram com que o matinal virasse piada na internet por estar muito parecido com o tom policialesco de programas como o Brasil Urgente.
Isso não tem existido com Tati e Valéria. Elas até noticiam e fazem entrevistas relacionadas a casos graves, como a morte da torcedora do Palmeiras que foi vítima de um ataque de um membro da torcida do Flamengo na última segunda (10). Mas, ainda assim, o Encontro deixou de carregar no drama, o que favoreceu a percepção de leveza para o telespectador.
Aliado a isso, há um fator intangível, natural e incomprável: carisma. Tanto Tati quanto Valéria cativaram o público facilmente, sem passar a sensação muitas vezes forçada de Patrícia Poeta. Tati Machado, aliás, virou até meme ao fazer uma dancinha durante a apresentação de um grupo de funk no Encontro.
O momento pareceu divertido e correspondente à personalidade dela, e os telespectadores enxergaram a cena com bons olhos. Tanto que a audiência do Encontro cresceu sob o comando de Tati e Valéria.
As jornalistas devem permanecer na apresentação do Encontro até esta sexta (14), já que Patrícia voltará de suas férias na segunda (17). A Globo, portanto, se deparará com um novo imbróglio, uma vez que não faltam comentários de telespectadores pedindo que a dupla de substitutas seja efetivada na função.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.