Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EMPOSSADO

Sem Bolsonaro, Lula recebe a faixa 'do povo' e leva público às lágrimas: 'Histórico'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Lula recebendo a faixa de presidente das mãos de representantes do povo

Lula recebe a faixa de presidente de representantes do povo; Jair Bolsonaro está nos EUA

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 1/1/2023 - 17h25
Atualizado em 1/1/2023 - 17h49

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa de presidente da República das mãos da catadora Aline Sousa, escolhida como uma das representantes do povo brasileiro após a ida de Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos. Nas redes sociais, o público se emocionou: "Histórico".

A cerimônia de posse aconteceu neste domingo (1º), em Brasília. Após os discursos e formalidades no Congresso Nacional, o agora presidente empossado subiu a rampa do Palácio do Planalto acompanhado de Rosângela Silva, a Janja, da cadelinha Resistência e pessoas que representavam o povo. 

Além da catadora Aline, estavam na passagem de faixa também o cacique Raoni Metuktire do povo Kayapó; o neto dele, Patxon Metuktire; Ivan Baron, ativista das causas PcD's e LGBTQIA+; Weslley Rodrigues, metalúrgico do ABC; Francisco; uma criança periférica de dez anos; Murilo de Quadros, professor de português; Jucimara Fausto dos Santos e Flávio Pereira, que ficaram na vigília Lula Livre enquanto o petista esteve preso.

A escolha foi feita para substituir Bolsonaro. Após perder as eleições, o chefe anterior do Executivo passou dois meses recluso e se negou a passar a faixa de presidente para o eleito nas urnas, quebrando um decreto feito em 1972.

Antes dele, apenas outros dois presidentes haviam se recusado a fazer o mesmo: João Baptista Figueiredo (1918-1999), que ignorou José Sarney; e Floriano Peixoto (1839-1895), que faltou à posse de Prudente de Morais (1841-1902).

Após receber a faixa, Lula chorou diversas vezes e, de mãos dadas com os representantes, saudou o público que estava em frente ao Palácio do Planalto. Em seguida, o novo presidente iniciou mais um discurso inclusivo.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e sua mulher, Lu Alckmin, também participaram do momento. Nas redes sociais, internautas afirmaram que o momento foi histórico, se emocionaram e se sentiram representados pelas pessoas escolhidas.

Confira a repercussão abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.