Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ROLLS-ROYCE

Desfile de Lula em carro aberto gera tensão durante a posse: 'Grandão sem medo'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Lula, Janja, Lu e Alckmin, da esquerda para a direita, desfilando em Rolls-Royce aberto em Brasília

Lula, Janja, Lu e Alckmin desfilam em Rolls-Royce durante a cerimônia de posse em Brasília

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 1/1/2023 - 15h28

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu fazer o desfile da cerimônia de posse em no tradicional Rolls-Royce neste domingo (1º). O modelo do carro era uma dúvida, diante da suspeita da ação de terroristas domésticos em Brasília nas últimas semanas. Nas redes sociais, internautas exaltaram a coragem do novo presidente. "Grandão sem medo", escreveram alguns.

O trajeto em automóvel levou Lula e a mulher, Rosângela Silva, a Janja,  além de Lu e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, da Catedral Metropolitana da capital até a rampa do Palácio do Planalto. Durante todo o caminho, eles acenaram para o público que se reuniu para acompanhar a cerimônia.

Antes da decisão, um carro fechado e blindado foi cogitado para percorrer o trajeto com o novo presidente. A Polícia Federal investigou e desmantelou uma série de grupos antidemocráticos que planejavam atrapalhar o evento --até com o uso de bombas-- durante dezembro.

Alguns dos responsáveis foram presos e se identificaram como apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Em seu último discurso, o agora ex-presidente da República condenou os ataques e ironizou o fato de os atos criminosos serem atribuídos aos seus eleitores.

Após a partida de Bolsonaro para os Estados Unidos na última sexta (30), no entanto, as manifestações perderam força, e vários apoiadores deixaram os quartéis onde protestavam e pediam intervenção militar.

Mesmo assim, eleitores de Lula continuaram apreensivos com o desfile em carro aberto. Muitos deles fizeram questão de ressaltar a coragem do petista diante de possíveis ameaças.

Confira algumas reações abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.