PRESIDENTE DE NOVO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Lula assina posse com caneta que ganhou de apoiador em 1989; petista quebrou protocolo
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou a tradição ao recusar a caneta oferecida pelo Congresso Nacional para assinar sua posse durante a cerimônia deste domingo (1º). O novo presidente usou uma de valor sentimental que ganhou de um apoiador durante um comício em 1989 no Piauí.
Antes de assinar o documento, o petista pediu a palavra para contar a história da caneta. "Estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington [Dias], e queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo comício no Piauí. Um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se eu ganhasse as eleições de 1989", relembrou ele.
Lula não ganhou as eleições em 1989, mas quando foi vencedor em 2002 e 2006, não usou o presente do apoiador para assinar as posses. "Quando cheguei aqui [em 2003], tinha esquecido a caneta e usei a do senador Ramez Tebet (1936-2006)", contou, mencionando o pai de Simone Tebet (MDB).
Já em 2006, o presidente eleito pela terceira vez usou a caneta oferecida pelo Senado. "Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do Piauí", declarou o político, ao assinar o documento.
Confira a repercussão nas redes sociais abaixo:
Como nordestino, cresci ouvindo o Nordeste ser diminuído normalmente no país, e dentro do Nordeste, o Piauí ser ainda mais diminuído. Essa história da caneta contada por Lula me emocionou.
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) January 1, 2023
Lula assinando o termo de posse com uma caneta que ganhou em 1989 de um cidadão do Piauí. pic.twitter.com/9A4ZLh3EWm
— Tracklist (@tracklist) January 1, 2023
Eu quando o lula contou a história da caneta que ganhou no Piauí em 1989 #PosseDoLulapic.twitter.com/Duey4uH2mM
— CrisTeza (@Criss_Lopes_) January 1, 2023
revelado quem deu a caneta pro Lula pic.twitter.com/EW07myrHC9
— valeu nataliiiina 👍 (@fosterthetico) January 1, 2023
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Luiz Inácio Lula da Silva
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.