Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PRESIDENTE DE NOVO

Lula quebra tradição e assina posse com caneta que ganhou em comício de 1989

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Imagem de Lula segurando uma caneta simples

Lula assina posse com caneta que ganhou de apoiador em 1989; petista quebrou protocolo

PAOLA ZANON

paola@noticiasdatv.com

Publicado em 1/1/2023 - 16h22

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou a tradição ao recusar a caneta oferecida pelo Congresso Nacional para assinar sua posse durante a cerimônia deste domingo (1º). O novo presidente usou uma de valor sentimental que ganhou de um apoiador durante um comício em 1989 no Piauí.

Antes de assinar o documento, o petista pediu a palavra para contar a história da caneta. "Estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington [Dias], e queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo comício no Piauí. Um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se eu ganhasse as eleições de 1989", relembrou ele.

Lula não ganhou as eleições em 1989, mas quando foi vencedor em 2002 e 2006, não usou o presente do apoiador para assinar as posses. "Quando cheguei aqui [em 2003], tinha esquecido a caneta e usei a do senador Ramez Tebet (1936-2006)", contou, mencionando o pai de Simone Tebet (MDB).

Já em 2006, o presidente eleito pela terceira vez usou a caneta oferecida pelo Senado. "Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui, Wellington, é uma homenagem ao povo do Piauí", declarou o político, ao assinar o documento.

Confira a repercussão nas redes sociais abaixo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.