Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FOFOCA DO PASSADO

Renato Aragão pediu a cabeça de Dedé e Mussum na Globo? Ex-Trapalhão responde

REPRODUÇÃO/RECORD

Dedé Santana em vídeo enviado ao quadro A Hora da Venenosa, da Record

Dedé Santana em vídeo enviado ao quadro A Hora da Venenosa: comediante falou de Renato Aragão

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 2/8/2022 - 17h19

Após o documentarista Rafael Spaca dizer que Renato Aragão tentou tirar dois ex-companheiros de Os Trapalhões (1974-1995) da Globo, o próprio Dedé Santana resolveu responder às acusações feitas contra o ex-companheiro de cena. De acordo com o ator e humorista, ele nunca soube dessa história e disse considerar o intérprete de Didi como um "irmão".

Em vídeo enviado ao quadro A Hora da Venenosa e exibido no Balanço Geral SP, da Record, nesta terça (2), Dedé colocou panos quentes na fofoca e preferiu valorizar a boa relação que desenvolveu com Aragão ao longo dos anos.

"Olha, saiu que o Renato Aragão tinha pedido a minha cabeça [na Globo]. Realmente eu não tô por dentro desse assunto, eu nunca ouvi falar isso. Tem que perguntar e fazer esse esclarecimento com quem falou", comentou Santana, atualmente com 86 anos.

"Eu não considero o Renato Aragão somente meu amigo, meu colega de trabalho. Eu considero o Renato meu irmão, um cara que tem o maior carinho comigo, ele e a esposa [Lilian Aragão]. A gente se fala todo dia, estou sempre visitando ele", contou o comediante.

Apesar de ter colocado panos quentes na história, Dedé já admitiu ao longo dos anos ter protagonizado brigas com Renato Aragão.

"A convivência de quatro pessoas durante muitos anos sempre tem um desentendimento, mas nunca foi pessoal. Foi sempre pelo trabalho", soltou ele, ao Domingo Espetacular, em 2020.

Entenda o caso

Segundo o relato de Rafael Spaca, Renato teria tentado tirar Dedé e Mussum (1941-1994) da Globo pouco tempo depois da morte de Zacarias (1934-1990). De acordo com o documentarista, que é fã declarado e pesquisador de Os Trapalhões, o intérprete de Didi dava desculpas para escantear os ex-colegas do programa na década de 1990.

"Eu entrevistei o José Lavigne, que foi o grande diretor do Casseta & Planeta, mas que, antes disso, foi por um tempo diretor de Os Trapalhões. Assim que o Zacarias morreu, eles tentaram criar várias fórmulas para sobreviver. Tinha um quadro, Nos Cafundó do Brejo, que era no último bloco e só aparecia o Renato Aragão", começou Spaca, em conversa no podcast Inteligência Ltda, publicada em novembro de 2021 no YouTube.

Ele [José Lavigne] me falou que o Renato quis fazer esse quadro sem o Dedé e o Mussum. O Renato pediu a demissão do Dedé e do Mussum, mas ele colocou a culpa no diretor. Isso é verdade porque eu li as entrevistas da época, e o Renato falava que era 'coisa do diretor'. Mas o Renato sempre mandou mais do que o diretor e mais do que todo mundo. Ele jamais iria permitir isso, mas ele colocava a culpa no Lavigne. O Lavigne me falou: 'Renato pediu e eu levei a culpa'.

Assista:

Documentário proibido

O depoimento de Lavigne faz parte do documentário Trapalhadas Sem Fim, desenvolvido por Spaca. A produção já está pronta e tem como objetivo expor a relação conturbada do grupo. O documentarista, no entanto, procurou diversas plataformas para exibir a série, mas foi recusado em todas.

Em maio deste ano, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, ele disse ter desistido de expor a obra. "Foi um choque de realidade. O Brasil é o país da chapa-branca e prefere produzir um documentário como esse do Neymar [Neymar - O Caos Perfeito, da Netflix], que é pura bajulação, do que exibir coisas mais provocativas", disparou.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.