Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BRIGA NO INPI

RedeTV! tenta virar 'dona' da TV Globinho, mas leva invertida da Globo na Justiça

REPRODUÇÃO/REDETV!

Marcelo de Carvalho com uma gravata azul no comando do programa Mega Senha

Marcelo de Carvalho é um dos donos da RedeTV!: emissora tentou ser dona da marca TV Globinho

GABRIEL VAQUER E LI LACERDA

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 24/8/2022 - 7h01
Atualizado em 24/8/2022 - 12h21

A RedeTV! tentou virar dona da marca TV Globinho, que deu nome à sessão de desenhos animados que ocupou o horário matinal da Globo entre 2000 e 2015. A TV de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho entrou com pedido no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), órgão do Ministério da Justiça que regulamenta registros de nomes e patentes. 

No entanto, a Globo continuou com a posse do título e da logomarca da atração. O Notícias da TV teve acesso a documentos exclusivos que comprovam o pedido inusitado feito pela RedeTV! em 2006, quando o programa ainda estava no ar. A lanterna de audiência entre as grandes redes de TV não explicou qual era a estratégia por trás da tentativa de registro.

Após a solicitação da RedeTV!, o INPI notificou a Globo e questionou se a empresa gostaria de fazer alguma oposição. Rapidamente, a emissora líder manifestou interesse em manter o nomenclatura em sua posse. O processo foi arquivado em 2012. Recentemente, a Globo renovou a posse da marca até 2027.

Não há nenhum projeto em curso ou qualquer motivo que justifique o interesse da TV pela marca TV Globinho. Principalmente porque Marcelo de Carvalho não faz questão nenhuma de esconder suas críticas à Globo.

Nesta semana, o empresário chegou a pegar no pé de William Bonner pela forma como o jornalista tratou Jair Bolsonaro (PL) durante a entrevista do candidato à reeleição no Jornal Nacional na última segunda (22).

Ao contrário do que o Notícias da TV havia publicado inicialmente, o pedido do registro pela RedeTV! não aconteceu em 2021 ou neste ano, mas sim em 2006. A emissora reforçou que a solicitação não é nova e não explicou o motivo do requerimento feito no passado.

A história da TV Globinho

A TV Globinho foi um programa infantil dedicado à exibição de desenhos animados nas manhãs da Globo. Deixou de ir ao ar de segunda a sexta em 2012, para dar lugar ao Encontro com Fátima Bernardes. A atração passou a ser exibida apenas aos sábados até 2015, quando foi cancelada e substituída pelo É de Casa.

Em sua história, exibiu clássicos recentes na cultura pop, como Dragon Ball Z, Power Rangers, Digimon, Pokémon, iCarly (2007-2012), entre outros programas e desenhos.

Nas redes sociais, adultos com saudade dos tempos de infância e adolescência costumam pedir a volta da TV Globinho como uma forma de desaprovar a atual grade da emissora.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.