BALANÇO GERAL
REPRODUÇÃO/RIC TV e REPRODUÇÃO/REDE MASSA
Rebeca Branco à frente do Balanço Geral Manhã, da RIC TV, e Gilberto Ribeiro no Primeiro Impacto, da Rede Massa
GABRIEL PERLINE
Publicado em 13/7/2019 - 5h38
A Record decidiu cancelar o Balanço Geral Manhã do Paraná após três semanas. O telejornal foi tirado do ar devido às derrotas consecutivas que sofreu para o Primeiro Impacto, do SBT, comandado por Gilberto Ribeiro. Curiosamente, o apresentador foi demitido pela afiliada da rede de Edir Macedo após ser considerado "velho demais".
Sob o comando de Rebeca Branco, o Balanço Geral Manhã da RIC TV teve um desempenho muito baixo. Em três ocasiões, o programa chegou a dar traço (zero pontos) no Ibope, prejudicando seu sucessor, o PR no Ar, que antes disputava a liderança com a RPC, afiliada da Globo no Paraná.
No período em que ficou no ar, entre 17 de junho e 6 de julho, o telejornal registrou média de 0,9 pontos --cada ponto equivale a 11.675 domicílios na Grande Curitiba-- contra 3,9 do Primeiro Impacto, comandado por Ribeiro na Rede Massa.
"O programa entrou no ar em caráter de teste. E entendemos que seria mais efetivo ampliarmos a duração do PR no Ar do que manter o Balanço Geral", justificou a assessoria de imprensa da RIC TV ao Notícias da TV.
O curioso é que a própria emissora pensou em colocar Gilberto Ribeiro para comandar o Balanço Geral Manhã antes de demiti-lo, em maio. O apresentador teve uma saída conturbada da afiliada da Record e chegou a ser barrado na portaria no dia em que apresentaria a última edição do Balanço Geral do meio-dia.
A confusão toda começou em abril, quando a RIC TV optou por rescindir o contrato do apresentador. Em seguida, voltou atrás e lhe propôs um novo acordo, no qual ele deixaria o jornal do horário do almoço para comandar o Balanço Geral Manhã, que ainda estava em processo de implantação.
Após uma sequência de conversas, Gilberto Ribeiro optou por deixar a emissora em 17 de maio, data em que seu acordo com a RIC TV chegaria ao fim. O motivo de não aceitar o novo telejornal foi uma discussão com Ivete Azzolini, gerente de Jornalismo da Record do Paraná, que o teria chamado de "velho demais" e dito que ele não servia mais para a emissora.
Ao chegar para apresentar o Balanço Geral pela última vez, ele foi barrado na portaria e proibido de entrar no ar. "Por pouco eu não chorei. Não sou homem de chorar. Chorei só quando morreu meu irmão. Quase que chorei pela segunda vez. É uma humilhação danada", disse o jornalista à reportagem na ocasião.
Ele acabou contratado em junho pela Rede Massa e tem apresentado resultados bem satisfatórios à frente do Primeiro Impacto.
Já a RIC TV tenta recuperar o prejuízo em audiência.A apresentadora Rebeca Branco, que estava no comando do extinto Balanço Geral Manhã, foi deslocada para uma das afiliadas do interior do Estado.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.