Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Drama da HBO

Confusão nos bastidores faz retorno de Big Little Lies ter episódios mais curtos

Divulgação/HBO

Laura Dern na segunda temporada de Big Little Lies; drama da HBO está com episódios de menor duração - Divulgação/HBO

Laura Dern na segunda temporada de Big Little Lies; drama da HBO está com episódios de menor duração

REDAÇÃO

Publicado em 12/7/2019 - 18h50

Quem é fã de Big Little Lies notou que a segunda temporada, apesar da qualidade igual ou melhor do que a de estreia, tem episódios mais curtos. Há uma explicação para os capítulos terem uma duração de 43 ou 44 minutos, dez a menos do que os da primeira temporada. Uma confusão nos bastidores gerou cortes nos episódios e dias extras de gravação.

O site Indiewire, em reportagem publicada nesta sexta-feira (12), desvendou o mistério. A HBO decidiu entregar o trabalho de pós-produção e edição para o diretor canadense Jean-Marc Vallée, que comandou a primeira temporada, com direito a uma estatueta do Emmy. A diretora britânica Andrea Arnold (American Honey) ficou sem o controle de todo o seu trabalho criativo. 

Andrea foi convidada para a sequência de Big Little Lies porque Vallée estava ocupado com a minissérie Sharp Objects (2018), também da HBO. Todos os produtores envolvidos com o drama, incluindo o criador David E. Kelley, concordaram com a contratação de Andrea, que foi muito bem recebida pelo elenco.

Mas houve um ruído na comunicação nessa história toda. A HBO tinha como certa essa passagem de bastão, com Vallée assumindo a responsabilidade de dar um toque final ao trabalho de Andrea, juntando assim a visão dos dois profissionais, sem perder a magia da primeira temporada. Porém, segundo pessoas próximas a Andrea, a diretora não foi informada sobre essa estratégia de antemão.

Vallée pegou todo o trabalho de Andrea e passou a editá-lo, sem nenhuma participação da diretora ou de sua equipe. Desse ponto em diante, o diretor provisoriamente assumiu todo o controle da série, agendando inclusive 17 dias a mais de gravação com o elenco.

No fim das contas, episódios com roteiros de mais de 60 páginas (cada página gera cerca de um minuto de cena) resultaram em episódios que duram por volta de apenas 40 minutos. Cenas que Vallée considerou efêmeras foram retiradas, e flashbacks da primeira temporada foram acrescidos.

Crédito dado a Jean-Marc Vallée em Big Little Lies

Andrea é creditada como a diretora de todos os episódios da segunda temporada. E Vallée, após todos os créditos possíveis dados em um episódio, do figurinista ao maquiador, recebe uma mensagem de agradecimento especial.

Para o Indiewire, a HBO explicou o imbróglio com o seguinte comunicado: "Não haveria uma segunda temporada sem Andrea Arnold. Nós da HBO, assim com os produtores [de Big Little Lies], estamos extremamente orgulhosos do trabalho dela. Como qualquer projeto de TV, os produtores-executivos trabalham em conjunto na série e nós entendemos que o produto final fala por si só."

Jean Marc-Vallé é listado como um dos produtores-executivos da série, assim como Andrea Arnold. Para a edição, Jean montou uma força-tarefa. O quinto episódio da segunda temporada, exibido no último domingo (14), teve surreais 11 editores.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.