SEM DIVULGAÇÃO
LUCAS FIGUEIREDO/CBF
Casemiro em jogo da Seleção Brasileira; Copa América será transmitida por ESPN Brasil e Fox Sports
Dona dos direitos de transmissão da Copa América na TV por assinatura, a Disney tem evitado "fazer festa" para anunciar que vai passar todos os jogos do torneio que começa já neste domingo (13). Assim como patrocinadores da competição, que decidiram não expor a marca nos materiais do campeonato organizado pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a ESPN e o Fox Sports têm evitado divulgar a disputa.
A explicação é a rejeição de boa parte dos brasileiros em relação à realização da Copa América, que foi recusada pelas sedes originais, Argentina e Colômbia, mas acabou aceita pelo governo federal e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Na programação disponível no site da ESPN Brasil, já constam os jogos que serão transmitidos no início da próxima semana, como Brasil x Venezuela (às 18h) e Colômbia x Equador (às 21h, no Fox Sports) no domingo (13), além de Argentina x Chile (às 18h) e Paraguai x Bolívia (às 21h, no Fox Sports) na segunda-feira (14).
Os canais esportivos da Disney serão os únicos que vão mostrar todas as partidas da competição. Na TV aberta, o SBT exibirá os confrontos da Seleção Brasileira.
Nos programas de debate e no site da ESPN, os comentaristas mantiveram o tom crítico em relação à Copa América. Os jornalistas cobraram um posicionamento dos jogadores do Brasil e do técnico Tite. Também estão entre os que defendem que realizar uma competição desse porte às pressas em um momento ainda grave de pandemia não é correto.
No site da ESPN Brasil, não há destaques sobre a transmissão do campeonato, nem mesmo os textos jornalísticos citam que os jogos serão exibidos pelos canais da Disney. A assessoria de imprensa também ainda não enviou releases sobre as partidas.
As negociações da empresa com a Conmebol começaram no fim de abril. Na ocasião, Argentina e Colômbia ainda estavam confirmadas como sedes. Os países, porém, se recusaram a receber o evento por falta de segurança política e sanitária.
A dona dos canais ESPN deu o "azar" de fechar o negócio no início de junho, quando a Copa América virou alvo de rejeição por parte dos brasileiros ao ser rapidamente aceita pelo governo federal. Patrocinadores como Mastercard e Ambev desistiram de expor suas marcas nos materiais da competição no Brasil, mas manterão o pagamento à Conmebol e farão ativações em outros países.
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