Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELENCO INSATISFEITO

Promoção de Ricardo Waddington acabou com setor de desenvolvimento artístico

JOÃO COTTA/TV GLOBO

De blusa branca, Ricardo Waddington sorri para a foto; o fundo é o mar

Ricardo Waddington era o principal nome da diretoria de Entretenimento e deixa a emissora

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 16/3/2023 - 7h00

Entre os muitos erros na gestão de Ricardo Waddington à frente da diretoria de Entretenimento da Globo está a extinção do Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA). Assim que foi promovido, em dezembro de 2020, o executivo reestruturou a direção da casa e acabou com o setor. A ideia era substituir o DAA por outros núcleos, mas fato é que o elenco artístico se sentiu órfão, e a decisão deixou muitos profissionais insatisfeitos.

A diretora Mônica Albuquerque, nome mais importante desse departamento, deixou a emissora junto com a promoção de Waddington e logo foi contratada pela HBO para ser chefe de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas. Atualmente, ela comanda o Desenvolvimento de Conteúdos Roteirizados para a América Latina da Warner Bros. Discovery.

Na gestão de Carlos Henrique Schroder na direção de Entretenimento da Globo, o DAA era a ponte entre o elenco e os executivos. Na figura de Mônica, o setor batalhava por melhorias e benefícios para os atores e diretores. As negociações de contratos começavam por lá e havia uma escuta sobre os desejos artísticos dos talentos da emissora

O fim do setor fez com que a classe tenha se sentido desprestigiada dentro da empresa, uma vez que não havia um canal aberto com Waddington. A falta do DAA foi crucial para que muitos atores decidissem não renovar seus contratos, já que não havia espaço para conversas sobre plano de carreira.

Fontes ouvidas pelo Notícias da TV acreditam que a dificuldade de escalação das novelas tenha relação com a extinção desta diretoria. Mônica tinha uma relação mais próxima com os talentos da casa, sabia de suas ambições, participava da negociação dos contratos, tinha uma escuta acolhedora às questões artísticas.

Sem essa ponte, os atores passaram a ser vistos apenas como números, e suas vontades se perderam com a saída da executiva e o fim da diretoria. Por isso, muitos contratados andam repetindo papéis, emendando uma novela na outra, e a escalação para as diversas produções virou um problema.

Segundo apurou o Notícias da TV, o clima nos bastidores das novelas e produção de programas é de satisfação pela chegada de Amauri Soares para o posto de Waddington. A promoção do ex-marido de Patrícia Poeta não significa que o DAA vá voltar, mas, o executivo é visto como um profissional mais acolhedor, e a esperança por dias melhores tomou conta dos Estúdios Globo.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com tudo sobre BBB 23, novelas, celebridades e televisão:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.