Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

NO GLOBOPLAY

O Caso Prevent Senior: Documentário abre o baú sobre escândalo na pandemia

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem do presidente Jair Bolsonaro com uma caixa de cloroquina na mão

Presidente Jair Bolsonaro com caixa de cloroquina, medicamento utilizado no kit Covid

ERICK MATHEUS NERY

erick@noticiasdatv.com

Publicado em 16/12/2021 - 6h40

Um dos capítulos mais escandalosos da pandemia de Covid-19 no Brasil foi o caso envolvendo a Prevent Senior, plano de saúde acusado de obrigar médicos a distribuírem remédios sem eficácia comprovada. Nesta quinta-feira (16), um documentário do Globoplay abre o baú contra a empresa e traz informações exclusivas sobre as denúncias que chocaram o país.

"Temos dados inéditos, compilados pela USP, de comparação da mortalidade nas UTIs da Prevent Senior com a de hospitais de excelência; falamos com pessoas que viveram a crise da pandemia de dentro do Ministério da Saúde; destacamos, do ponto de vista científico, as explicações sobre a inutilidade do chamado kit Covid", adianta Álvaro Pereira Jr., diretor do documentário O Caso Prevent Senior, em entrevista ao Notícias da TV.

Repórter de ciência e tecnologia do Fantástico, Pereira Jr. recebeu a missão de aprofundar a cobertura da pandemia em produtos para a plataforma de streaming. Assim, ao longo dos últimos meses, ele liderou as equipes dos documentários A Corrida das Vacinas e A Corrida das Vacinas - Mercado Paralelo.

Antes da conclusão do segundo projeto, ele já havia recebido uma encomenda do Globoplay para desdobrar as denúncias contra a Prevent Senior. "Já estávamos, por assim dizer, com a mão na massa", destaca o jornalista.

No novo documentário, a equipe comandada por Pereira Jr. conta com o suporte de Guilherme Balza, repórter da Globo que revelou as denúncias contra a seguradora. "Ele participou tanto como entrevistado quanto nos ajudando com contatos, caminhos jornalísticos a seguir, etc. Foi um grande furo dele, é mais do que justo que ele tenha destaque", ressalta.

Um dos poucos aspectos positivos --se é que se pode chamar assim-- da pandemia foi aproximar o público do conhecimento científico. Procuramos fazer isso da maneira mais didática e menos entediante possível. Impossível não ficar satisfeito com a reação positiva do público para um tema, em princípio, tão árido.

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Álvaro Pereira Jr. durante entrevista

Álvaro Pereira Jr. encabeça o documentário

Para a reportagem, o veterano afirma que, pelo menos por enquanto, não conta com nenhum novo projeto na mão. "Mas ideias, entusiasmo e disposição, de minha parte e de nossa ótima equipe, não faltam", avisa.

"Enquanto a pandemia não acabar de fato, acho difícil que eu entre em outro assunto. Às vezes acontece: no auge da pandemia, tive a oportunidade de entrevistar o AC/DC. Mas, em geral, minhas pautas são sobre ciência, tecnologia, medicina, temas internacionais e cultura", pontua Pereira Jr.


Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.