Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO GLOBOPLAY

O Caso Prevent Senior: Documentário abre o baú sobre escândalo na pandemia

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Imagem do presidente Jair Bolsonaro com uma caixa de cloroquina na mão

Presidente Jair Bolsonaro com caixa de cloroquina, medicamento utilizado no kit Covid

Um dos capítulos mais escandalosos da pandemia de Covid-19 no Brasil foi o caso envolvendo a Prevent Senior, plano de saúde acusado de obrigar médicos a distribuírem remédios sem eficácia comprovada. Nesta quinta-feira (16), um documentário do Globoplay abre o baú contra a empresa e traz informações exclusivas sobre as denúncias que chocaram o país.

"Temos dados inéditos, compilados pela USP, de comparação da mortalidade nas UTIs da Prevent Senior com a de hospitais de excelência; falamos com pessoas que viveram a crise da pandemia de dentro do Ministério da Saúde; destacamos, do ponto de vista científico, as explicações sobre a inutilidade do chamado kit Covid", adianta Álvaro Pereira Jr., diretor do documentário O Caso Prevent Senior, em entrevista ao Notícias da TV.

Repórter de ciência e tecnologia do Fantástico, Pereira Jr. recebeu a missão de aprofundar a cobertura da pandemia em produtos para a plataforma de streaming. Assim, ao longo dos últimos meses, ele liderou as equipes dos documentários A Corrida das Vacinas e A Corrida das Vacinas - Mercado Paralelo.

Antes da conclusão do segundo projeto, ele já havia recebido uma encomenda do Globoplay para desdobrar as denúncias contra a Prevent Senior. "Já estávamos, por assim dizer, com a mão na massa", destaca o jornalista.

No novo documentário, a equipe comandada por Pereira Jr. conta com o suporte de Guilherme Balza, repórter da Globo que revelou as denúncias contra a seguradora. "Ele participou tanto como entrevistado quanto nos ajudando com contatos, caminhos jornalísticos a seguir, etc. Foi um grande furo dele, é mais do que justo que ele tenha destaque", ressalta.

Um dos poucos aspectos positivos --se é que se pode chamar assim-- da pandemia foi aproximar o público do conhecimento científico. Procuramos fazer isso da maneira mais didática e menos entediante possível. Impossível não ficar satisfeito com a reação positiva do público para um tema, em princípio, tão árido.

REPRODUÇÃO/GLOBOPLAY

Álvaro Pereira Jr. durante entrevista

Álvaro Pereira Jr. encabeça o documentário

Para a reportagem, o veterano afirma que, pelo menos por enquanto, não conta com nenhum novo projeto na mão. "Mas ideias, entusiasmo e disposição, de minha parte e de nossa ótima equipe, não faltam", avisa.

"Enquanto a pandemia não acabar de fato, acho difícil que eu entre em outro assunto. Às vezes acontece: no auge da pandemia, tive a oportunidade de entrevistar o AC/DC. Mas, em geral, minhas pautas são sobre ciência, tecnologia, medicina, temas internacionais e cultura", pontua Pereira Jr.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.