Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SÉRGIO UTSCH

No Afeganistão, correspondente do SBT escuta tiros e alerta: 'Viagem difícil'

REPRODUÇÃO/SBT

Imagem de Sérgio Utsch conversando com militantes do Talibã

Sérgio Utsch conversa com militantes do Talibã no Afeganistão; correspondente do SBT entrou no país

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 10/9/2021 - 23h17

Sérgio Utsch cumpriu o objetivo ousado do SBT e fez com que a emissora fosse a primeira TV brasileira a entrar no Afeganistão após a retomada de poder do Talibã. Nesta sexta-feira (10), o correspondente escutou tiros no país e avisou aos telespectadores que enfrentou uma "viagem bastante difícil" para cumprir este desafio jornalístico.

"As dificuldades começaram antes mesmo da viagem, na verdade, com momentos de muita tensão. Neste percurso, já ficou muito evidente como será difícil essa transição do Talibã, de milícia armada para governo. O país está um caos", pontuou Utsch durante entrada ao vivo no SBT Brasil.

O telejornal apresentado por Marcelo Torres e Márcia Dantas apresentou uma reportagem especial sobre a entrada do correspondente no país.

"Ficamos cerca de uma hora retidos na sala do serviço de inteligência que o Talibã mantém na fronteira. É um procedimento de rotina, mas que nesta circunstância, naturalmente, se torna mais tenso, principalmente depois dos tiros que ouvimos do lado de fora", detalhou o jornalista.

No trajeto para Cabul, capital do Afeganistão, Utsch e a equipe foram parados diversas vezes por militantes do Talibã. Fortemente armados, um destes grupos aceitou conversar com o jornalista.

"Eles estão aqui basicamente para combaterem pessoas que trazem contrabando e ladrões. Também tentam organizar o trânsito, mas isso eles não conseguiram muito, porque está uma bagunça. Eles lembram que se pegarem um ladrão, a punição de acordo com a lei islâmica, da maneira mais radical que eles interpretam, é cortar as mãos", detalhou o jornalista.

Confira a reportagem:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.