Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LINHARES JÚNIOR

Narrador demitido da Globo entra na Justiça por assédio e pede R$ 4,6 milhões

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Linhares Júnior na Globo

Linhares Júnior na Globo em 2021: narrador vai à Justiça contra emissora por assédio moral

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/4/2023 - 7h00

Demitido da Globo em outubro de 2021 após 13 anos de trabalho, Linhares Júnior entrou com uma ação na Justiça do Trabalho. O narrador alega que sofreu assédio moral de um chefe do departamento de esportes, que o teria chamado de "narrador ultrapassado". O valor total da ação é de R$ 4,6 milhões

O Notícias da TV teve acesso exclusivo à ação, protocolada na última quarta-feira (12). Linhares também pede o pagamento de outros direitos, como controle do tempo de jornada de trabalho e multa por desrespeito ao intervalo de interjornada.

Procurado pela coluna, o narrador confirmou o processo, mas não deu detalhes. A primeira audiência entre as partes está marcada para 29 de junho. Na ocasião, poderá haver um acordo, ou as partes serão ouvidas para que seja dada a sentença.

Na ação, o narrador alega o que já havia contado em entrevista ao Notícias da TV em dezembro de 2021. Na ocasião, o locutor disse ter sido humilhado pouco antes do desligamento ao ser chamado de "narrador ultrapassado" por George Guilherme, gerente de futebol da emissora.

"Após a saída dos antigos nomes que estavam no SporTV, como o Raul Costa Jr., e também com a chegada de outros gestores, comecei a notar que perdi espaço. E comecei a pedir para o George mais oportunidades em partidas da Série A, em eventos importantes", disse Linhares à época. 

A situação ficou tensa até outubro de 2021, quando ele pediu uma reunião com George Guilherme, o que ocorreu em 22 daquele mês. O narrador relata que foi naquele encontro que o assédio moral teria acontecido.

Ao pedir novamente mais oportunidades de trabalho no SporTV, Linhares Júnior teria ouvido de Guilherme que ele seria um narrador ultrapassado, com um estilo antigo e que não cabia mais na TV atualmente.

"Eu me coloquei à disposição para ir ao Rio de Janeiro, onde se tem mais estúdios para transmissão, e ouvi que era um narrador com um estilo antigo e ultrapassado. Me senti humilhado. Fiz a denúncia na ouvidoria da Globo e, 20 dias depois, fui chamado para uma reunião. Falei com um amigo: 'Ou irão me dar uma bronca ou vão me demitir'. Me demitiram", relatou.

Questionada na ocasião sobre a denúncia feita por Linhares Júnior, a Globo alegou que o desligamento já era planejado.

O desligamento do narrador foi uma decisão exclusivamente de gestão, prevista desde julho. Sobre as perguntas a respeito de compliance, a Globo não comenta assuntos da ouvidoria, mas reafirma seu total compromisso com a apuração criteriosa de todo relato de assédio, moral ou sexual, assim que a empresa toma conhecimento.

Narrador só voltou ao trabalho em janeiro

Após mais de um ano desempregado, Linhares Júnior só voltou ao trabalho em janeiro deste ano, quando assumiu um projeto de esportes na Jovem Pan de Curitiba (PR), onde transmite jogos dos clubes do Paraná, como Athletico Paranaense e Coritiba.

"Estava desempregado até 13 de janeiro. Hoje, além de voltar a trabalhar estou dando emprego pra mais nove pessoas na minha equipe. No modelo de negócio eu sou sócio da Jovem Pan News no projeto", diz Linhares Júnior ao Notícias da TV

"Depois de um período depressivo, estou voltando a sentir prazer narrando! E o que é mais legal nessa nova fase é comandar uma equipe! Uma equipe de alto nível. Pessoas com mente arejada e com o mesmo entusiasmo que eu!", completa. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.