Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESFALQUE NO ESPORTE

Repórter Eudes Junior pede demissão da Globo após 10 anos: 'Não é fácil'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Eudes Junior na porta de estádio em cobertura esportiva; ele usa uniforme verde da Globo e segura microfone

Repórter da Globo, Eudes Junior pediu demissão da emissora após 10 anos na cobertura esportiva

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/2/2023 - 14h07

Um dos repórteres esportivos mais conhecidos da Globo no Rio de Janeiro, Eudes Junior pediu demissão da emissora nesta segunda-feira (6). Ele decidiu sair após 10 anos, todos eles dedicados quase que integralmente à cobertura de torneios de futebol. Em e-mail ao qual o Notícias da TV teve acesso, o jornalista se despediu dos colegas. "Não é fácil", escreveu.

Segundo apurou a coluna, Eudes estava descontente com decisões internas. O relacionamento do profissional com os colegas era muito bom, mas mesmo assim ele decidiu mudar de ares. Por enquanto, o repórter não tem nenhum destino definido e ficará disponível no mercado.

"Não é fácil pedir demissão do lugar que foi sua casa por 10 anos. Foi um prazer, e uma responsabilidade enorme, fazer reportagens para todos os telejornais da Globo. Cobrir a Seleção Brasileira durante 5 anos (e em duas Copas do Mundo: 2014 e 2018). E cobri os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Realizações inesquecíveis. Participei, muitas dezenas de vezes no estúdio e milhares de vezes na rua, de todos os programas do SporTV", concluiu.

O jornalista reforçou que foi um pedido de demissão. "Toda decisão tem seu peso, seu preço, suas causas e circunstâncias. Tem seu motivo por que foi e sua motivação para o que virá. A minha decisão foi bem pensada, avaliada e amadurecida com o passar do tempo e o atropelo dos fatos", comentou.

Por fim, ele agradeceu aos colegas pelo companheirismo nos últimos anos. "Meu forte abraço aos companheiros e companheiras de jornada. E ao verdadeiro patrão, o público", concluiu.

Essa foi a segunda passagem de Eudes Junior pela Globo. Entre 2003 e 2007, ele foi repórter de Jornalismo geral na Globo em Minas Gerais. Depois, acumulou passagens por TV Brasil, Canal Futura e Band, onde começou a flertar com a cobertura esportiva.

A saída de Eudes foi a segunda baixa que a Globo sofreu na reportagem esportiva em apenas quatro dias. Na última sexta (3), Guido Nunes também havia pedido para sair após 11 anos. 

Veja o texto de despedida de Eudes Júnior na íntegra:

"Não é fácil pedir demissão do lugar que foi sua casa por 10 anos. E isso apenas nesta segunda passagem.

Foi um prazer - e uma responsabilidade enorme - fazer reportagens para todos os telejornais da Globo. Cobri a Seleção Brasileira durante 5 anos (e em duas Copas do Mundo: 2014 e 2018). E cobri os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Realizações inesquecíveis. Participei, muitas dezenas de vezes no estúdio e milhares de vezes na rua, de todos os programas do Sportv. Foram centenas e centenas de transmissões para Globo, Sportv, Premiere e Combate . E a volta ao Jornalismo, minha origem e onde passei boa parte da carreira, para ajudar na cobertura da pandemia da Covid-19 nos 6 primeiros meses daquele momento terrível.

O grande prêmio, insuperável, é o respeito e o carinho que sempre recebi dos meus pares, a quem agradeço: repórteres, produtores, editores, repórteres cinematográficos, operadores, auxiliares, coordenadores de vivos, fechadores de programas, apresentadores, narradores e comentaristas. Obrigado! Aprendi muito com vocês.

Nessa trajetória, eu não consigo contar o número de entrevistas, "personagens", atletas, viagens, coberturas, estádios e torcedores. Pessoas e lugares que conheci.

Trabalhei com alguns dos melhores profissionais da história da TV em suas mais diferentes funções. Gratidão é a palavra!

Toda decisão tem seu peso, seu preço, suas causas e circunstâncias. Tem seu motivo pro que foi e sua motivação para o que virá.  A minha decisão foi bem pensada, avaliada e amadurecida com o passar do tempo e o atropelo dos fatos.

Agora é o momento de encarar novos desafios com os princípios de sempre: "Não ter amigos para proteger, não ter inimigos para perseguir e ser comprometido com a defesa do interesse público". Ainda levo fé na profissão. Pelo respeito que tenho à História e pelo apreço que mantenho pelo Jornalismo.

Meu forte abraço aos companheiros e companheiras de jornada. E ao verdadeiro patrão, o público".

TUDO SOBRE

Demissões

Globo


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.