Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REFORMULAÇÃO

Após 24 anos, narrador Jota Júnior é demitido da Globo; saiba detalhes

REPRODUÇÃO/SPORTV

Jota Júnior no SporTV

Jota Júnior: experiente narrador é demitido da Globo após 24 anos de atuação no SporTV

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 14/3/2023 - 16h23
Atualizado em 14/3/2023 - 16h39

O narrador Jota Júnior foi demitido nesta terça (14) depois de 24 anos na Globo. O locutor atuava em transmissões do SporTV, principalmente em jogos da Série B do Campeonato Brasileiro e de times paulistas. A demissão, aos 72 anos de idade e 50 de carreira, foi muito lamentada nos bastidores pelos colegas de trabalho, que nutriam muito carinho por ele.

Ao Notícias da TV, o próprio Júnior confirmou a informação e explicou qual a justificativa da Globo. "Alegaram cortes financeiros. Ajustes", disse ele para a coluna. Em sua conta privada no Instagram, ele lamentou o ocorrido: "No mês que completo 24 anos de casa, estou deixando o SporTV. Acabou de ser comunicado. Pouco a dizer, mas agradeço a todos que acompanharam o meu trabalho". 

A Globo também confirmou a informação em nota curta. "Jota Junior não faz mais parte do time de narradores do Esporte da Globo", disse a empresa.

No ano passado, Jota Júnior recusou proposta da Record para ser narrador do Campeonato Paulista em TV aberta. Ele preferiu a estabilidade da Globo e ter uma carteira assinada, política que a emissora passou a adotar em toda área esportiva em 2020. 

Natural de Americana (SPT), Júnior trabalhou na histórica equipe da Band que fez o auge do Show do Esporte nos anos 1980. Pela emissora, narrou jogos das Copas do Mundo de 1986 no México, 1990 na Itália, 1994 nos Estados Unidos e 1998 na França.

Ele saiu da Band em 1999, quando assinou com o SporTV para ser um dos titulares da época. Sua chegada na emissora se deu por indicação e intermédio de Galvão Bueno, então narrador número 1 da líder de audiência e seu amigo pessoal. 

Passagem pela Globo

Pelo canal esportivo da Globo, Júnior narrou amistosos da Seleção Brasileira, jogos das Copas de 2010 na África do Sul e de 2014 no Brasil. Ele também virou um dos nomes titulares do vôlei, onde comandou jogos da Superliga de vôlei. Em 2014, participou da transmissão do Campeonato Mundial de Voleibol Feminino de 2014 na Itália.

Nos últimos anos, ele havia perdido espaço e fazia apenas partidas de torneio de base, da segunda divisão do Brasileirão, ou certames com pouco apelo.

Por conta disso, virou até meme nas redes sociais por ser a voz oficial da Série B no SporTV nas noites de sexta. Por 15 meses, no auge da pandemia de Covid-19, ele ficou afastado dos microfones. Só voltou após tomar vacinas contra a doença. 

O último jogo de Jota Júnior como contratado da Globo foi a transmissão entre Brasil de Pelotas x Ponte Preta, pela segunda fase da Copa do Brasil, na última terça (7). A partida terminou em 2 a 0 para o time do interior do Rio Grande do Sul. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.