Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MAIS CORTES

Globo demite Mauricio Noriega após 21 anos: 'Acontece, vida que segue'

REPRODUÇÃO/SPORTV

Maurício Noriega no SporTV

Mauricio Noriega: comentarista de times paulistas do SporTV foi demitido pela Globo em novo corte

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 13/4/2023 - 13h46
Atualizado em 13/4/2023 - 14h36

Um dos principais comentaristas de futebol da Globo, com atuação principalmente em transmissões de times paulistas no SporTV, o jornalista Mauricio Noriega foi demitido da emissora nesta quinta (13), depois de 21 anos. Ele foi cortado em uma série de demissões que serão realizadas nos próximos dias para diminuir custos na área. "Foi hoje, acontece, vida que segue", confirmou ele ao Notícias da TV.

Noriega também enviou um e-mail de despedida aos colegas --leia a íntegra no fim da reportagem. Desde a semana passada, quando demitiu principalmente no Jornalismo, a Globo tem justificado que os cortes são necessários para manter sua disciplina financeira adotada nos últimos anos.

"A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa", afirmou a emissora em comunicado.

"Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento."

A última transmissão de Noriega dentro do Grupo Globo foi no último domingo (9), quando esteve em Palmeiras 4 x 0 Água Santa, pela final do Campeonato Paulista, junto com Milton Leite e Richarlyson. O jornalista de 55 anos é filho do lendário narrador Luiz Noriega (1930-2012). 

Maurício Noriega foi contratado em 2002 para atuar como comentarista de futebol em programas e transmissões do SporTV em São Paulo. Entre outros programas da grade do canal esportivo da Globo, fez parte do Arena SporTV (2003-2014), Bem, Amigos! (2003-2022), Redação, Tá na Área, Troca de Passes e da edição inaugural do Seleção SporTV, na Copa do Mundo de 2006.

O comentarista teve poucas chances em transmissões na TV aberta, mas atuou de 2006 a 2013 como analista de esportes do telejornal Bom Dia São Paulo, da Globo paulista. Seu comentário acontecia sempre nas manhãs de segunda e quinta-feira, depois das rodadas de futebol. 

Durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, ele foi um dos âncoras do projeto SporTV4, canal 24 horas de informação sobre o evento. Desde então, se dedicou mais ao futebol e foi comentarista titular de partidas paulistas, em uma dobradinha reconhecida com Milton Leite. 

Noriega é o segundo nome forte do Esporte a ser demitido nesta quinta. A emissora também dispensou o narrador Jaime Júnior, que trabalhava em jogos de times mineiros. 

Em março, a Globo já tinha mandado embora nomes importantes do Esporte, como Cléber Machado e Jota Júnior. Quem também rodou foram os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo, que deixaram a Globo por conta do fim da Central do Apito, quadro de comentários sobre futebol durante as transmissões. 

Veja o texto de despedida de Noriega:

"Hoje é dia de gratidão

Agradeço aos amigos João Henrique Pugliesi e Alexandre Boyd por terem aberto as portas do SporTV para mim lá em 2001.

Agradeço aos amigos Daniel de Paula e ao saudoso Paschoal Filho por me oferecerem a oportunidade de ser comentarista de TV.

Agradeço a Eduardo Moreno, Carlos Cereto e Idival Marcuso por me conduzirem em minha estreia num sonolento zero a zero entre União São João de Araras e Caxias, em agosto de 2002.

Agradeço ao Emanuel Castro por me dar a chance de ser Chefe de Reportagem, Comentarista e Apresentador do SporTV em todos os programas da casa --exceto o SporTV News--, inclusive lançando o Seleção SporTV e ancorando coberturas de Jogos Pan-americanos, Copa América, Mundial de Clubes, Mundial de Basquete e Euro.

Agradeço ao genial Marco Mora por me dar a oportunidade de ser apresentador do Show do Intervalo e comentarista do Bom Dia São Paulo e do SPTV da Globo. A ele e a Luís Fernando Lima serei eternamente grato pela incrível solidariedade prestada quando da morte de meu amado pai. Humanidade e respeito.

Agradeço a Raúl Costa Jr., Mário Jorge Guimarães e Alfredo Taunay por me proporcionarem os melhores anos de minha vida profissional entre 2009 e 2018. Pude participar de eventos históricos da TV brasileira, como as coberturas da Copa de 2014 e da Olimpíada do Rio, que deu até no New York Times. Pude conduzir o Fogo Olímpico pelas ruas de meu Estado. Estive em inúmeras finais de Libertadores, Copa do Brasil, Copa América, Euro, ganhei prêmios, participei da transmissão da final da Copa América de 2015 que é até hoje o recorde em número absoluto de telespectadores na TV por assinatura.

Agradeço a amigos como Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona, Jota Junior, Victorino Chermont e Deva Pascovicci (em memória), Odinei, Ricardinho, Hernan, Tchê, Abe Neto, Mauro Naves, PC, Lino, Sálvio. Perdão se esqueci de citar alguém, mas a alma não esquece nunca.

Dedico um obrigado muito especial ao meu parceiro, Milton Leite, companheiro de jornadas históricas, cuja preciosa amizade levarei pela vida como um tesouro.

Agradeço aos quase 21 anos de trajetória no SporTV, canal que me deu a oportunidade de realizar tantos projetos e viver experiências incríveis, fundamentais para me tornar o profissional que hoje sou.

Desenvolvi com o pessoal da tecnologia de São Paulo uma versão caseira de um analisador tático que usamos no Seleção SporTV original, em 2006. Até o Tite e o Muricy quiseram utilizar.

Fiz a primeira entrada por Skype em um programa do SporTV, no Redação, para desespero do saudoso Átila.

Comentei duas finais de Copa do Mundo e estive no mesmo local por onde passeou de carrinho de golfe o gigantesco Nelson Mandela

Segurei uma emissora no ar por 15 minutos sozinho, de minha casa, pelo Skype, quando o SporTV simplesmente apagou em meio à pandemia.

Tive a honra de apresentar uma vez e participar da última edição do Bem, Amigos!

Pousei no Aeroporto Lech Walesa tendo ao meu lado no avião o Lech Walesa!

Tenho orgulho do que construí, sendo sempre ético, correto e fiel à minha agenda: profissionalismo e retidão.

Sou grato por essa trajetória desde os tempos em que os tiros de fuzil assustavam, mas não tiravam a alegria da velha redação da Itapiru.

Conheci muitos lugares, muitas pessoas e fiz bons amigos.

Deixo um muito obrigado carinhoso a todos os companheiros de transmissões, operações, redação e cabine, coordenadores, motoristas, secretárias, produtores e produtoras e, principalmente, às meninas do figurino e da maquiagem de SP e do Íon.

A gente não se vê mais por aqui, mas certamente se verá por aí.

Beijos a todos os bons de coração.

Maurício Noriega, o Nori."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.