Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

AUMENTO DOS CASOS

Não é só na Globo: Emissoras de TV sofrem com surto de Covid e equipe desfalcada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com os jornalistas e apresentadores Christiane Pelajo no Edição das 16h na GloboNews (à esq.) e Darlisson Dutra no SBT

Christiane Pelajo na GloboNews (à esq.) e Darlisson Dutra no SBT; baixas nas Redações

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 8/1/2022 - 7h00

Nesta semana, a Globo sofreu um desfalque de quase 40 jornalistas em São Paulo e no Rio de Janeiro devido ao surto de Covid-19 pós-festas de fim de ano. O Notícias da TV apurou que houve um aumento no número de casos também no SBT, na Record, na Band e na RedeTV!.

Apresentadora do Edição das 16h da GloboNews, Christiane Pelajo testou positivo para a Covid-19 pela segunda vez em quatro meses e foi afastada de suas funções na quarta (5), data em que voltaria à atração após uma folga de Réveillon. Com sintomas de gripe nos últimos dias, ela descobriu estar com coronavírus e fez um apelo pela vacinação em massa.

"Achei que fosse influenza. Comecei a chorar quando deu positivo para Covid", escreveu ela no Instagram. Vacinada com as duas doses, a âncora chegou a avisar que estava com sintomas muito mais brandos em comparação com a primeira vez que pegou. Um mérito da vacina.

Na líder de audiências, são 17 profissionais afastados da Redação da Globo no Rio de Janeiro e 20 da equipe de Jornalismo de São Paulo. A emissora estaria sofrendo um desfalque ainda maior, já que muitos funcionários também tiraram ou vão tirar férias neste mês.

Procurada pela reportagem, a Globo não informou o número exato de casos em seu quadro de funcionários, mas reforçou os protocolos de segurança adotados pela emissora: 

Como todos estão acompanhando, o Brasil está passando por uma forte onda de contaminação de Covid por conta da variante ômicron. Desde o início da pandemia, a Globo vem atuando de maneira criteriosa, com protocolos que garantiram a segurança dos funcionários e a continuidade do trabalho do Jornalismo.

SBT

Marcado para estrear na próxima segunda-feira (10) no SBT, o novo telejornal SBT Notícias já pode entrar no ar desfalcado. Darlisson Dutra, apresentador escalado para comandar o informativo da hora do almoço em SP, recebeu diagnóstico positivo para a Covid-19 também no dia 5. 

Um surto do vírus e de sua variante ômicron assola a Redação do SBT, e o substituto inicial de Dutra, Felipe Malta, também positivou para a doença na quinta (6).

A assessoria de imprensa da emissora de Silvio Santos informou à reportagem que são 16 funcionários afastados com Covid-19 em São Paulo, e mais dois que estavam com suspeita e aguardando resultados dos exames até o fechamento deste texto.

Band

Na Band, vários casos começaram a pipocar nos últimos dias, e a maioria dos funcionários foi orientada a trabalhar em esquema de home office. Fontes da reportagem alegaram que há suspeitas em todas as áreas, no Esporte, Jornalismo, na produção e até entre as bailarinas de Fausto Silva, que estreia seu novo programa no dia 17.

Em nota, a empresa do Morumbi não se pronunciou sobre o surto de Covid, mas também reforçou sua atuação no combate à disseminação de vírus entre seus funcionários: 

O trabalho remoto tem sido priorizado para funções de natureza administrativa e de apoio que não exerçam atividade fim da companhia. É importante destacar também que 100% do público interno que está mantendo o trabalho presencial na Band em São Paulo encontra-se com os atestados de vacinação em dia. 

RedeTV!

Até o presente momento, a RedeTV! tem cinco casos positivos de Covid-19 e uma suspeita, que ainda está aguardando o resultado. A empresa afirmou que todos estão afastados do trabalho enquanto se recuperam.

Record e Cultura

O Notícias da TV também apurou que a Redação da Record estaria desfalcada, com um grande número de jornalistas afastados e em férias. Questionada, a emissora de Edir Macedo não se pronunciou sobre o assunto. A TV Cultura também foi procurada para informar se houve baixas em seu fluxo de trabalho, mas não retornou o contato. 

Confira o posicionamento de Globo, SBT, Band e RedeTV! na íntegra: 

Globo

"Como todos estão acompanhando, o Brasil está passando por uma forte onda de contaminação de Covid por conta da variante ômicron. Desde o início da pandemia, a Globo vem atuando de maneira criteriosa, com protocolos que garantiram a segurança dos funcionários e a continuidade do trabalho do jornalismo."

SBT

"Em São Paulo, são 16 afastados com Covid e dois com suspeita, aguardando resultado de exame. Não temos dados das afiliadas."

Record

Não respondeu.

Band

"Em decorrência do surgimento de novas variantes do coronavírus e o consequente aumento do número de casos positivos, a Band tem reforçado a seus profissionais a orientação para o uso permanente de máscaras de proteção e a prática frequente de higienização das mãos e utilização de álcool gel. O trabalho remoto tem sido priorizado para funções de natureza administrativa e de apoio que não exerçam atividade fim da companhia.

Os colaboradores que tenham comorbidades, que estejam nos grupos de risco e gestantes continuarão sendo monitorados pela equipe médica, assim como qualquer pessoa que apresente sintomas ou tenha contato com infectados. É importante destacar também que 100% do público interno que está mantendo o trabalho presencial na Band em São Paulo encontra-se com os atestados de vacinação em dia."

RedeTV!

"Até a presente data foram identificados cinco casos confirmados de Covid-19 e um caso suspeito (aguardando resultado) no departamento de Jornalismo da RedeTV!. Os colaboradores positivados, assim como o funcionário que aguarda o resultado do teste, permanecem afastados.

A RedeTV! destaca que continua adotando todas as medidas e protocolos sanitários necessários à prevenção e ao combate da Covid-19."

Cultura

Não respondeu.

Rede Brasil

A Rede Brasil de Televisão também está sofrendo com alguns casos em sua Redação. Até o momento, são três funcionários com teste positivo para Covid-19 e afastados de suas funções. A emissora também foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou sobre o assunto. 


Leia também

Enquete

Você acha que a edição 2022 de No Limite vai superar a do ano passado?

Web Stories

+
Pão Pão, Beijo Beijo chega no Viva 39 anos depois: Quais atores já morreram?Resumo de Pantanal: Madeleine sofre tragédia, e Bruaca se choca com podridão do maridoGkay já fez harmonização facial? Veja antes e depois da influenciadoraNovela Pantanal: Descubra quem é Guito, o ator que interpreta Tibério na tramaEnquete: Barraqueiro x Sem graça - Vote no casal que vai gerar caos no Power Couple

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas