Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM 2022

De olho nas eleições, GloboNews prepara mudanças e saída de Christiane Pelajo

REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

Christiane Pelajo com uma blusa azul, nos estúdios da Globo em São Paulo, olhando para a esquerda e ao horizonte, observando algo fora do plano da câmera: jornalista é apresentadora da GloboNews

Christiane Pelajo na GloboNews: jornalista pode sair do Edição das 16h, que apresenta desde 2015

GABRIEL VAQUER e ERICK MATHEUS NERY

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/9/2021 - 7h00

A GloboNews está em busca de mais análise política para sua programação. De olho nas eleições de 2022 e no tom adotado diretamente pelo CNN 360º, comandado por Daniela Lima e que tem muita repercussão, o canal de notícias da Globo quer mexer no Edição das 16h. Assim, a apresentadora Christiane Pelajo deixaria a atração que comanda desde 2015 e daria lugar a alguém com este perfil mais analítico.

Quem também sofrerá ajustes é o Jornal das 10, apresentado por Aline Midlej desde julho. O principal jornal da casa ainda tem um tom menos político do que outros, e existe a ideia de reviver o formato usado no pleito de 2016, com Dony de Nuccio e Renata Lo Prete, para crescer a repercussão, que ainda está aquém da esperada pelos chefões.

Segundo apurou o Notícias da TV, a direção da GloboNews entende que a política precisa ter mais espaço dentro do canal, sobretudo as notícias de Brasília. Estudos recentes mostram que o público deseja consumir mais informações sobre os bastidores e a repercussão dos principais temas desta editoria.

Chefes no canal de notícias acreditam que Christiane Pelajo não tem essa linha política desejada. Mas o martelo sobre o destino dela ainda não está batido, porque eles não sabem o que fazer com a jornalista de 50 anos. Ela é querida pelos seus superiores.

Mesmo que não seja a principal audiência da CNN Brasil, o 360º de Daniela Lima dá muitos furos e tem grande repercussão na internet, o que a GloboNews também quer ter. O Edição das 16h perde neste quesito, mesmo que seja líder de audiência entre os canais de notícias da TV paga.

Christiane Pelajo está no Edição das 16h há seis anos. Hoje, sua faixa é mais conhecida por suas gafes do que pelas suas notícias. Atualmente, ela está de férias e Cecília Flesch a substitui. A novidade só seria adotada no próximo ano, por causa das eleições, que prometem ser agitadas.

Ajuste no horário nobre

Recentemente assumido por Aline Midlej, o Jornal das 10 também será ajustado para ser mais político. O noticiário aumentou seus números de audiência em São Paulo, mas ficou estável no PNT (Painel Nacional de Televisão) e ainda está longe de repercutir o que a GloboNews imaginava --ainda mais pela popularidade da nova âncora.

Para isso, o canal quer criar um bloco político no qual os assuntos do dia sejam analisados. O formato desejado lembra o Jornal das 10 de 2016, que contava com Renata Lo Prete e Dony de Nuccio --ele apresentava as notícias do dia, e o papo sobre Brasília era comandado pela atual âncora do Jornal da Globo.

Para essa ideia, a GloboNews pensou em Júlia Duailibi, que apresenta o Em Ponto, das 6h às 9h. O matinal também sofreria com a dança das cadeiras para que a jornalista não trabalhasse o dia todo. Se não for possível para Júlia assumir a função política, um outro profissional será pensado.

GloboNews nega

Procurada pela coluna, a GloboNews disse que a informação "não procede". O canal de notícias também enviou números de audiência do Edição das 16h e Jornal das 10.

Segundo a Comunicação da Globo, o Edição das 16h é líder da TV paga com mais do que o dobro (160%) do ibope da CNN Brasil, que ocupa a 11ª posição no horário (0,4298 x 0,1655), entre janeiro e 16 de setembro deste ano. Em São Paulo, a audiência do Edição das 16h é quase o dobro (86% maior) da alcançada pela CNN.

No mesmo período, no horário do Jornal da 10, segundo a TV, a GloboNews aparece em quinto lugar entre os mais de 100 canais da TV paga, com audiência mais de seis vezes maior (+502%) que o segundo canal de notícias da lista --a CNN, que é a 46ª no horário (0,3521 x 0,0585).

Confira esta reportagem em vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.