Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MARIANA BISPO

Na busca por rostos negros, Globo ataca e contrata 'Maju da Record' para reportagem

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Mariana Bispo com uma camisa branca na Globo

Mariana Bispo no RJ2: jornalista que ganhou a alcunha de "Maju da Record" assinou com a Globo

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 6/12/2022 - 6h35

Conhecida por ter ganhado a alcunha de "Maju da Record", a jornalista Mariana Bispo deixou a emissora paulista e foi contratada pela Globo. Ela estreou nesta semana como repórter dos telejornais locais no Rio de Janeiro. Eventualmente, também atuará em programas nacionais, como o Hora 1 e o Bom Dia Brasil. 

Segundo apurou o Notícias da TV, a Globo fez uma proposta por gostar das reportagens delas exibidas no Domingo Espetacular, que é concorrente direto do Fantástico. Ao mesmo tempo, a emissora tem buscado rostos diversos em sua programação, com mais repórteres e profissionais que ficam atrás das câmeras negros.

Há um esforço da emissora em investir na diversidade, e foi identificada a falta de repórteres negros no Rio de Janeiro. A jornalista se despediu da antiga emissora no fim de novembro e sua saída surpreendeu colegas. O principal motivo é que a Globo não costuma tirar profissionais da Record com frequência. Foram raros os casos em que a líder de audiência adotou essa estratégia.

Um deles foi em Salvador (BA), quando Jéssica Senra, que era líder de audiência no horário da manhã, assinou com a Globo para apresentar o telejornal da hora do almoço. No Rio, isso nunca aconteceu. 

Mariana Bispo teve uma ascensão meteórica na Record principalmente em 2019. Com apenas 23 anos de idade, a jornalista entrou na emissora em 2016 e logo conquistou seu espaço no Rio de Janeiro, quando passou a ter espaço em reportagens exibidas nacionalmente.

Sua simpatia e desenvoltura chamaram a atenção da chefia de São Paulo, que vislumbrou a possibilidade de transformá-la em um fenômeno de popularidade e aceitação do público, como Maju Coutinho é para a Globo. Nas rodas de conversa, ela era chamada de "Maju da Record".

No início de 2019, ela virou coapresentadora do SP no Ar (2001-2019). No entanto, em outubro, foi retirada da função por causa dos números ruins de audiência do formato. Em 2020, ela voltou ao Rio de Janeiro e virou repórter especial do Domingo Espetacular. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.