Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DANÇA DOS BISPOS

Record muda tudo e promove bispo que fez Bahia virar pedra no sapato da Globo

DIVULGAÇÃO/RECORD TV ITAPOAN

Fábio Tucilho em sua sala na Record de Salvador

Fábio Tucilho na Record da Bahia: bispo e executivo foi promovido pela emissora e vai para o RJ

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/11/2022 - 15h05

A Record colocou em prática uma verdadeira "danças dos bispos" que comandam filiadas da emissora do Brasil. A rede de Edir Macedo promoveu Fábio Tucilho, que comandava a Record TV Itapoan, de Salvador --maior audiência da Record em todo o Brasil. Ele deixa a Bahia após nove anos e passa a ser o responsável pela emissora no Rio de Janeiro. O cargo é considerado de prestígio.

A informação foi confirmada pelo Notícias da TV com diversas fontes. No lugar de Tucilho, a Record escalou o executivo Carlos Alves, que já passou pela capital baiana entre 2012 e 2013. Já Fabiano Freitas deixa o comando do Rio e irá assumir o cargo de diretor-executivo em Goiânia, outra cidade com bom ibope para a emissora.

Tucilho é um caso atípico na Record. A cada três anos, a empresa costuma fazer um rodízio de nomes ligados à Igreja Universal do Reino de Deus que supervisionam os trabalhos, organizam investimentos e ajudam no relacionamento local com políticos, anunciantes e outros nomes importantes do mercado publicitário.

No entanto, ele passou nove anos na Record TV Itapoan por ter se adaptado muito bem com a Bahia. Tucilho tinha grande relação com o governador Rui Costa, do PT, e com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Seu trânsito livre com políticos locais pesou muito para que ele quebrasse a regra. 

Mas o principal motivo de sua continuidade tão longeva foi a audiência da Record em Salvador. Tucilho liderou uma revolução e transformou a Bahia em uma pedra no sapato da Globo, que precisou agir. Em 2014, Tucilho conseguiu R$ 20 milhões para digitalização e modernização dos cenários da rede.

Ele também tirou do ar o popularesco Se Liga Bocão (2006-2014) e colocou José Eduardo Bocão como apresentador do Balanço Geral, deixando a linha sanguinolenta e investindo em algo mais popular sem cenas chocantes. A tática deu certo, e a Record chegou a vencer a Globo durante todo o dia.

Para reagir, a TV Bahia, afiliada local da Globo, contratou Jéssica Senra, que era fenômeno nas manhãs da Record e elogiada pelo seu então jornal, o Bahia no Ar. À frente do Bahia Meio Dia, Jéssica conseguiu tornar o telejornal local da líder competitivo novamente, e a Globo voltou a vencer sua concorrente. Ela também chegou a apresentar o Jornal Nacional aos sábados entre 2019 e 2020.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.