Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VETO POLÍTICO

MTV Miaw corta gritos por Lula, mas deixa escapar 'L' de Camila Pitanga

DIVULGAÇÃO/MTV

Camila Pitanga com microfone durante o MTV Miaw

Camila Pitanga em tributo a Elza Soares; MTV cortou gritos por Lula na transmissão do evento

JOSÉ VIEIRA

jose@noticiasdatv.com

Publicado em 29/7/2022 - 19h15

O MTV Miaw 2022, transmitido na quinta (28), trouxe o debate de pautas sociais e discutiu a importância das eleições deste ano. A premiação tentou se manter isenta em seu roteiro e escondeu qualquer tipo de manifestação partidária realizada pela plateia, que gritou pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante as gravações. Mesmo com os esforços, a MTV deixou escapar um detalhe: após se apresentar, Camila Pitanga fez um 'L' com a mão, gesto em alusão ao candidato do PT à presidência.

Na premiação, Camila Pitanga participou de um tributo a Elza Soares, que morreu em janeiro deste ano. A atriz se juntou aos artistas Any Gabrielly, Renegado, Caio Prado e Lari Luz para cantar sucessos da carioca, um dos maiores nomes do ativismo negro brasileiro.

Ao finalizar sua performance, Camila agradeceu à plateia e, seguida pelo público, fez o 'L' com a mão. Ainda que em um corte rápido, o gesto não passou despercebido pela transmissão.

A pauta social retratada pela performance da atriz não foi a única do evento. Sem tomar partido, Camila Queiroz e Xamã, os apresentadores da noite, alertaram sobre a importância do voto consciente nas eleições deste ano logo no início da premiação.

Ao passar por categorias que celebravam a flora nacional e incentivavam a luta contra a LGBTfobia, o encerramento do MTV Miaw 2022 foi marcado pelo apoio do público ao ex-presidente Lula.

Apesar do coro não ter sido exibido pelo canal, os apresentadores mantiveram a postura e se divertiram com público. "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula", cantou a plateia. "Não sou eu que estou gritando aqui, produção", avisou a intérprete de Angel em Verdades Secretas (2015-2021).

O veto aos temas políticos por parte da premiação foi antecipado logo no tapete rosa. Antes de o espaço ser aberto, os veículos de imprensa foram aconselhados a não fazer perguntas que envolvessem eleições para as celebridades. Procurada pelo Notícias da TV, a MTV não respondeu até o momento de publicação deste texto.

Assista ao momento em que a plateia grita por Lula:

Caso Lollapalooza

A opção de não transmitir o coro da plateia pode estar relacionado com o que aconteceu durante o Lollapalooza Brasil 2022. No festival, que acontece anualmente em São Paulo, diversos artistas declararam apoio ao candidato do PT e se manifestaram contra a atual gestão política do país. Pabllo Vittar, por exemplo, se cobriu com uma toalha do Lula em seu show e entoou o coro de Fora Bolsonaro.

O caso tomou grandes proporções. O PL, partido de Jair Bolsonaro, entrou com uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o evento. Segundo o partido, a performance da drag queen significava uma eventual campanha política antecipada, o que não é permitido pela Lei Eleitoral --campanha e comícios são proibidos no país antes de 16 de agosto.

O TSE proibiu tais gestos e determinou uma multa de R$ 50 mil para os organizadores do festival a cada descumprimento. No entanto, a decisão não foi o suficiente para conter novas manifestações. Cantores como Jão, Miley Cyrus, Clarice Falcão e Emicida ignoraram a liminar e expressaram seu descontentamento contra Bolsonaro.

Sem justificativas, o PL desistiu da ação dois dias após ter entrado em contato com o TSE.

Assista ao tributo a Elza Soares realizado no MTV Miaw 2022:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.