SEM RIVALIDADE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Renata Vasconcellos e Cesar Tralli fizeram Jornal Nacional em homenagem a Silvio Santos
A morte de Silvio Santos (1930-2024) promoveu algo inimaginável na TV brasileira há alguns anos: as principais concorrentes do SBT deixaram a rivalidade de lado para prestar as devidas homenagens ao maior apresentador da televisão nacional. Os tributos ainda fizeram questão de manter o tom de alegria que sempre acompanhou o comunicador ao longo da carreira.
Num passado nem tão distante assim, quando a guerra pela audiência dominava, era completamente proibido sequer citar uma emissora concorrente no ar. O veto às rivais era ainda mais perceptível na Globo, e sempre virava um climão quando alguém cometia a gafe de deixar escapar o nome da Record ou do SBT ao vivo.
Eram raros os momentos em que ocorria uma interação entre as emissoras ou que artistas de uma rede apareciam na outra. Era necessário uma autorização para que atores de novelas da Globo pudessem, por exemplo, comparecer aos estúdios do SBT para pegar um prêmio do Troféu Imprensa.
Carolina Dieckmann, aliás, revelou que perdeu a chance de conhecer Silvio Santos numa das edições da premiação. "Eu não tive autorização pra ir buscar... Na época, eu fiquei chateada", lamentou a atriz numa postagem do Instagram no sábado (17).
Por isso, chamou a atenção a forma respeitosa com que a Globo tratou a morte de Silvio Santos. A líder de audiência ter mudado sua programação só ressalta a importância do comunicador para a história da TV.
Além disso, diversas celebridades que ganharam fama no SBT apareceram na Globo ontem para enaltecer Silvio Santos. Mara Maravilha até precisou ser consolada ao vivo pela jornalista Zileide Silva. Nomes como Raul Gil, Christina Rocha, Otávio Mesquita e Ronnie Von também surgiram por ali com depoimentos comoventes.
O oposto também aconteceu durante a extensa transmissão ao vivo do SBT. Ícones da Globo e da Record mandaram mensagens para a "TV mais feliz do Brasil" sobre o legado de Silvio Santos, como Pedro Bial, Serginho Groisman, Luciano Huck, Adriane Galisteu, Rodrigo Faro, Xuxa Meneghel e até Eliana Michaelichen --que acabou de trocar o SBT pela Globo.
Outro momento que deixou o público bastante emocionado aconteceu no Jornal Nacional. A escalada do principal noticioso da Globo foi inteiramente dedicada ao apresentador e acabou com Renata Vasconcellos entoando o bordão "Silvio Santos vem aí".
A emissora também decidiu antecipar uma edição do Globo Repórter que estava preparando para o aniversário de 94 anos do apresentador, colocando o tributo no ar já na noite de sábado.
A sensação é de que, em 17 de agosto de 2024, não existia mais SBT, Globo, Record, Band ou RedeTV!. As emissoras derrubaram os muros da concorrência de vez e se uniram em uma grande "TV Silvio Santos", da maneira como só o rei dos domingos poderia fazer.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.