Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

DESPEDIDA

Homenagem do SBT a Silvio Santos não tem hora para acabar e invade domingo

REPRODUÇÃO/SBT

Foto de Silvio Santos durante programa no SBT

Silvio Santos (1930-2024) durante seu programa no SBT; o comunicador morreu neste sábado (17)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/8/2024 - 16h03
Atualizado em 17/8/2024 - 21h11

O SBT interrompeu sua programação desde a manhã deste sábado (17) para homenagear Silvio Santos (1930-2024) após a morte do apresentador ser anunciada. Apesar de ter demorado 1h30 para repercutir o assunto, a emissora informou que a programação especial não tem hora para acabar. 

Ao Notícias da TV, a Comunição da emissora explicou que as homenagens devem invadir a grade do domingo (18). "Desde às 11h que está a programação especial do Silvio Santos, não tem hora para terminar, deve ir até amanhã."

As matérias e entrevistas sobre o apresentador começaram a ir ao ar depois que emissoras concorrentes, como Globo e Record, já haviam noticiado a morte e interrompido suas programações. Antes de a partida dele ser anunciada pelo SBT, o público acompanhava desenhos animados. 

A demora da emissora repercutiu nas redes sociais. Muitos internautas questionaram o silêncio da empresa para tratar sobre o assunto. Ao entrar no ar, a repórter Simone Queiroz justificou a espera como uma forma de "administrar a dor" em um dia tão delicado. 

"Bom dia, nós interrompemos a programação só agora porque também estamos administrando a nossa dor, a dor imensa da família brasileira. Agora, falando olho no olho com o público do SBT, para dar uma notícia que nunca desejamos dar: a morte do apresentador Silvio Santos, aos 93 anos", iniciou.

"Silvio estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein desde o início do mês, e mês passado ele já tinha estado internado em função do vírus H1N1. Havia se recuperado, voltou para casa e retornou ao hospital", lembrou.

Simone falou em nome de toda a equipe do SBT sobre a perda do apresentador, que é um dos maiores ícones da televisão brasileira:

"Nós tínhamos, assim como o Brasil inteiro, a esperança de que ele se recuperasse, mas chegou a sua hora. É um pesar imenso para todos nós do SBT, do Grupo Silvio Santos, e certamente para todos os brasileiros que ganharam um novo significado do domingo em família a partir de Silvio Santos."

Globo muda programação 

Na tarde deste sábado (17), a Globo mudou sua programação para cobrir a morte de Silvio Santos. A emissora começou a cobertura às 10h08, quando Zileide Silva anunciou o falecimento do comunicador. Depois disso, os telespectadores puderam acompanhar entrevistas e VTs sobre a vida e carreira do dono do SBT. 

Durante a tarde, Cesar Tralli e Renata Vasconcellos foram escalados para comandar um Jornal Nacional especial, com homenagens a Silvio Santos. Nas redes sociais, internautas comentaram que nem mesmo a morte de Roberto Marinho (1904-2003) havia gerado tamanha comoção na emissora. 

As homenagens a Silvio Santos só cessaram um pouco após o início do Caldeirão com Mion na tarde deste sábado, às 16h23. Por ser gravado, a atração comandada pelo ex-Record não sofreu alterações, mas a produção ainda separou um espaço para acrescentar uma mensagem do marido de Suzana Gullo sobre a morte do dono do SBT.

Durante a noite, a Globo voltou a fazer homenagens ao dono do SBT. Ele ganhou espaço nos telejornais SP2 e Jornal Nacional. Após a novela Renascer, a emissora exibiu o Globo Repórter Especial Silvio Santos. 

Em comunicado enviado à imprensa, a Globo anunciou a mudança em sua grade como forma de homenagear Silvio Santos. Confira: 

"Em homenagem à imensa contribuição de Silvio Santos à comunicação e à televisão brasileira, a Globo terá uma programação especial neste fim de semana. Na noite deste sábado, a TV Globo exibe um ‘Globo Repórter especial’ sobre histórias da vida e da carreira do apresentador, que estava previsto ir ao ar em dezembro, no aniversário de Silvio Santos. Após o Globo Repórter, a programação segue com ‘Estrela da Casa’ e ‘Altas Horas’.

Desde que a morte do apresentador foi confirmada, na manhã deste sábado, a TV Globo abriu espaço para o jornalismo ao vivo, com um plantão comandado por Zileide Silva já no ‘É de Casa’. O ‘Jornal Hoje’ será estendido e o ‘Caldeirão com Mion’ vai ao ar, com entradas em todos os intervalos do plantão do ‘Jornal Nacional’, com Renata Vasconcellos e Cesar Tralli trazendo as últimas atualizações, informações e repercussões da morte do apresentador. O ‘Globo Esporte’ e a ‘Edição Especial’ estão cancelados, assim como a ‘Sessão de Sábado’.

Amanhã, o ‘Domingão do Huck’ terá uma edição especial ao vivo e, por isso, a estreia da terceira temporada da ‘Batalha do Lip Sync’ será adiada para o domingo da próxima semana. E, ao final do dia, o ‘Fantástico’ faz uma cobertura completa das homenagens e da repercussão da morte de um dos maiores comunicadores do Brasil."


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.