NOVE PROTAGONISTAS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Manoel Carlos foi o entrevistado desta sexta no Conversa com Bial: autor explicou origem de Helena
No Conversa com Bial desta sexta (9), Manoel Carlos revelou por que nomeou a protagonista de Baila Comigo (1981) como Helena. Interpretada por Lílian Lemmertz, a personagem deu início à tradição do nome que se repetiu em outras oito novelas do autor. O escritor explicou que se inspirou em Helena de Troia, uma das personagens mais famosas da mitologia grega.
Filha do deus Zeus e da mortal Leda, a personagem se tornou conhecida nas histórias mitológicas por ser a mulher mais bela do mundo. Seu sequestro causou a Guerra de Troia. No entanto, no caso de Maneco, as Helena de suas novelas só se destacavam pela beleza escultural.
"Curiosamente, tive duas filhas mulheres e nenhuma delas se chama Helena", apontou o autor. Ele também explicou que era comum pessoas desconhecidas perguntarem a ele se Helena foi alguma namorada ou parente importante em sua vida. "Mas não era", esclareceu.
Questionado por Bial se todas suas Helenas possuem algum traço em comum, Maneco explicou: "A Helena é generosa, apaixonada por qualquer coisa, inclusive, por qualquer homem, é despojada, boa mãe e exemplo. Acho que essa mistura agradou a família”.
Desde Baila Comigo, mais outras seis atrizes tiveram o desafio de representar Helena nas tramas de Maneco, foram elas: Maitê Proença, em Felicidade (1991), Regina Duarte em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006), Vera Fischer em Laços de Família (2000), Christiane Torloni em Mulheres Apaixonadas (2002), Taís Araújo em Viver a Vida (2009) e Julia Lemmertz em Em Família (2014).
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Baila Comigo
Christiane Torloni
Conversa com Bial
Julia Lemmertz
Lilian Lemmertz
Maitê Proença
Manoel Carlos
Regina Duarte
Taís Araujo
Vera Fischer
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.