Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MANIFESTAÇÃO

Maju Coutinho faz desabafo contra racismo no Jornal Hoje: 'Tem que mudar'

REPRODUÇÃO/GLOBO

Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Globo

Maju Coutinho fez desabafo contra o racismo na edição desta quinta-feira (22) do Jornal Hoje

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/10/2020 - 18h10

Maria Júlia Coutinho fez uma desabafo curto, mas, contundente, contra o racismo na edição desta quinta-feira (22) do Jornal Hoje. A apresentadora mostrou indignação com o fato de um jovem negro ter ficado preso por quase três anos injustamente. "Isso tem que mudar", cobrou a jornalista ao vivo.

"E agora a gente fala de um caso absurdo, um jovem negro de 26 anos foi solto essa madrugada depois de passar quase três anos preso por crimes que ele não cometeu. Lucas, como eu disse, é negro e é pobre", reiterou Maju ao anunciar a reportagem.

"Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado", protestou a âncora na sequência da exibição do VT no Jornal Hoje. A reportagem informou que Lucas Moreira de Souza, jovem negro de 26 anos, foi liberado para deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O telejornal exibiu o reencontro de Souza com a família. Ele chegou a ser condenado a 77 anos de prisão pela Justiça, acusado de participar de uma série de assaltos usando um carro roubado em duas cidades do Distrito Federal. O rapaz foi preso com base em depoimentos de vítimas que o reconheceram como o autor dos crimes.

No entanto, policiais buscaram a Defensoria Pública do DF para informar que não havia provas contundentes no caso. A Justiça reverteu a decisão no começo desta semana. O alvará de soltura foi expedido quarta-feira (21) à noite e Souza, enfim, ganhou a liberdade. 

Voz ativa contra a discriminação racial, Maju foi um dos assuntos mais comentados do Twitter pelo seu posicionamento firme no telejornal da Globo. A jornalista foi elogiada por vários internautas, incluindo personalidades públicas.

"A fala de Maju Coutinho em um grande telejornal é necessária. Precisamos continuar falando o óbvio, porque esse pensamento está impregnado no imaginário social, e seis segundos de uma fala tão simples pode chegar onde nem sempre a discussão antirracista chega. É necessário", afirmou a jornalista Ashley Malia.

"Maju Coutinho foi curta na fala, e bem objetiva ao comentar sobre o jovem negro que ficou anos preso inocente. Que o Estado repare o dano causado a este jovem", reforçou o internauta Izanildo Sabino.

Assista ao vídeo com a fala de Maju Coutinho:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.