MANIFESTAÇÃO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Maju Coutinho fez desabafo contra o racismo na edição desta quinta-feira (22) do Jornal Hoje
Maria Júlia Coutinho fez uma desabafo curto, mas, contundente, contra o racismo na edição desta quinta-feira (22) do Jornal Hoje. A apresentadora mostrou indignação com o fato de um jovem negro ter ficado preso por quase três anos injustamente. "Isso tem que mudar", cobrou a jornalista ao vivo.
"E agora a gente fala de um caso absurdo, um jovem negro de 26 anos foi solto essa madrugada depois de passar quase três anos preso por crimes que ele não cometeu. Lucas, como eu disse, é negro e é pobre", reiterou Maju ao anunciar a reportagem.
"Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado", protestou a âncora na sequência da exibição do VT no Jornal Hoje. A reportagem informou que Lucas Moreira de Souza, jovem negro de 26 anos, foi liberado para deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O telejornal exibiu o reencontro de Souza com a família. Ele chegou a ser condenado a 77 anos de prisão pela Justiça, acusado de participar de uma série de assaltos usando um carro roubado em duas cidades do Distrito Federal. O rapaz foi preso com base em depoimentos de vítimas que o reconheceram como o autor dos crimes.
No entanto, policiais buscaram a Defensoria Pública do DF para informar que não havia provas contundentes no caso. A Justiça reverteu a decisão no começo desta semana. O alvará de soltura foi expedido quarta-feira (21) à noite e Souza, enfim, ganhou a liberdade.
Voz ativa contra a discriminação racial, Maju foi um dos assuntos mais comentados do Twitter pelo seu posicionamento firme no telejornal da Globo. A jornalista foi elogiada por vários internautas, incluindo personalidades públicas.
"A fala de Maju Coutinho em um grande telejornal é necessária. Precisamos continuar falando o óbvio, porque esse pensamento está impregnado no imaginário social, e seis segundos de uma fala tão simples pode chegar onde nem sempre a discussão antirracista chega. É necessário", afirmou a jornalista Ashley Malia.
"Maju Coutinho foi curta na fala, e bem objetiva ao comentar sobre o jovem negro que ficou anos preso inocente. Que o Estado repare o dano causado a este jovem", reforçou o internauta Izanildo Sabino.
Assista ao vídeo com a fala de Maju Coutinho:
“Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado, isso tem que mudar!”. Maju Coutinho, no Jornal Hoje, Globo pic.twitter.com/oq9vcPed5E
— Tito (de 🏡) (@Fabiootito) October 22, 2020
Veja a reação na web sobre a declaração de Maju Coutinho:
Maju Coutinho hoje no Jornal Hoje. Simplesmente necessária! ✊🏾 pic.twitter.com/8ItZFYC0P2
— Universo LGBTQIA+ 🏳️🌈 (@universolgbtq) October 22, 2020
Por isso precisamos de mais mulheres, pretos e LGBTQI+ em posições de destaque...
— Tem dó (@TemDoBrasil) October 22, 2020
...eles sabem como é da porta de casa até o trabalho.
“Tem que parar com a mentalidade de que preto parado é suspeito e que preto correndo é culpado” - Maju Coutinho pic.twitter.com/noMoXKyWN1
Maju Coutinho você eh incrível
— Non (@NonLacerda) October 22, 2020
pic.twitter.com/a7aVWhLDgn
Pare 5 segundos para ouvir as palavras da Maju Coutinho. 👊 pic.twitter.com/73aXah1xj4
— Claudio Digi&tal 🚩🚩🚩 (@Claudiojrocha1) October 22, 2020
“Tem que mudar essa lógica de que preto parado é suspeito e correndo é culpado”, Maju Coutinho, no Jornal Hoje, após matéria sobre o jovem aqui de Brasília que era inocente e ficou preso 2 anos. Raro âncoras comentando assim notícias na Globo. Representatividade! (@majucoutinho)
— Boi Bombeiro (@pontojunior) October 22, 2020
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.