Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Sempre 10?

Jurados do Show dos Famosos são obrigados a dar notas altas; saiba por quê

Reprodução/TV Globo

Miguel Falabella, Claudia Raia e José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, são jurados do Show dos Famosos - Reprodução/TV Globo

Miguel Falabella, Claudia Raia e José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, são jurados do Show dos Famosos

FERNANDA LOPES

Publicado em 7/6/2019 - 6h06

Você já percebeu que os jurados do Show dos Famosos só dão notas de 9,8 para cima e são sempre muito elogiosos e gentis com os participantes? Eles até podem gostar das performances, mas também estão seguindo regras da Globo. No quadro do Domingão do Faustão, os jurados são proibidos de darem notas realmente baixas em seus discursos.

De acordo com a emissora, os jurados têm uma margem bem restrita de notas que podem dar: apenas entre 9,0 e 10. Dentro dessas notas, a avaliação fica por conta deles. Ou seja, proporcionalmente, quando um jurado dá nota 9,8, é como se estivesse dando 8,0. E ganhar um raro 10 de José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, continua sendo um grande feito.

As notas da plateia e do público em casa também sempre ficam entre os 9 e 10 pontos, mas os telespectadores costumam ser mais rígidos. Notas como 9,4 e 9,7 não são raras, além da zoeira nas redes sociais.

O público já está tão acostumado a ver apenas essas notas altas nos quadros do Domingão que um 9,0 parece estar muito fora da curva. A atriz Carolina Kasting causou um rebu nas redes socias após dar nota 9,0 para Mariana Xavier na Dança dos Famosos, em 2017.

A atriz disse que não considerava 9,0 uma nota ruim, mas fãs de Mariana ficaram indignados e chamaram Carolina de gordofóbica. Ela teve que publicar um comunicado em que afirmava que não havia sido preconceituosa.

Para o júri técnico da Dança dos Famosos, no entanto, é permitido dar notas mais baixas, uma vez que eles avaliam os participantes com mais rigidez. Notas como 8,7 e 8,5 ocorreram no ano passado, mas ainda assim deixam o público em choque.

Trauma da Dança no Gelo

Há 13 anos, um jurado do Dança no Gelo, antigo quadro do Domingão em que famosos se aventuravam em performances numa pista de gelo, deu as notas baixas que quis e deixou artistas irritados e chateados.

Marcelo Madureira, então comediante do Casseta & Planeta, participou do júri do programa em agosto de 2006, quando os competidores eram Juliana Paes, Deborah Secco, Susana Vieira, Murilo Rosa e Giovane Gávio, ex-jogador de vôlei.

Ele deu nota 5,0 a todos, exceto para Deborah, que recebeu um 6,0. Madureira criticou detalhes da coreografia e deixou os professores ofendidos. De acordo com o jornal O Globo, o comediante teve de mandar cartas a cada um dos participantes, pedindo desculpas por seu comportamento. Susana Vieira diz até hoje que a Dança no Gelo foi a coisa mais absurda que já fez no Domingão.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.