GLOBO, BAND E SPORTV
JOÃO COTTA/TV GLOBO
Galvão Bueno narra e Ana Thaís Matos comenta a estreia da seleção feminina na Copa do Mundo
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 7/6/2019 - 5h25
Com jogos da seleção exibidos na Globo pela primeira vez, a Copa do Mundo de futebol feminino começa nesta sexta (7). Além da emissora líder, Band e SporTV também mostrarão partidas da competição. Mas o aumento da visibilidade em campo ainda contrasta com as equipes de transmissão. Dos 38 profissionais escalados, entre narradores, comentaristas e repórteres, 31 são homens, contra apenas 7 mulheres.
Nem as empresas do Grupo Globo nem a Band terão vozes femininas na narração. O primeiro confronto mostrado pela Globo na TV aberta será a estreia da Seleção Brasileira contra a Jamaica no domingo (9), às 10h30. Galvão Bueno comandará a transmissão, com comentários de Ana Thaís Matos e Caio Ribeiro.
Cléber Machado e Luis Roberto farão os outros dois jogos do Brasil na primeira fase. Na França, onde a Copa do Mundo será disputada, duas repórteres acompanharão a Seleção Brasileira: Carol Barcellos e Lizandra Trindade. Raphael de Angelis e Guido Nunes vão dar as notícias das outras equipes.
A Globo chegou a ter planos de ter uma equipe 100% de mulheres na transmissão da Copa do Mundo Feminina, mas a ideia caiu por terra quando Glenda Kozlowski informou que não queria narrar, conforme o Notícias da TV antecipou em abril.
"Eu não quero fazer futebol, não quero. Falei que não quero porque não é o meu negócio", disse ela durante uma conversa sobre feminismo no Rio2C, maior evento do mercado audiovisual brasileiro. A apresentadora do SporTV também desistiu da narração porque ficou traumatizada com a repercussão negativa dos Jogos Olímpicos de 2016, quando transmitiu a ginástica artística.
Apesar disso, Glenda valoriza o espaço que as mulheres estão ganhando no Esporte. "Vocês vão ter que se acostumar com as vozes das mulheres. Porque, pela primeira vez, a Globo vai transmitir a Copa do Mundo feminina, e em todos os jogos da Seleção Brasileira, a equipe, repórter e comentarista, vai ser de mulheres. Só não vamos ter narradora. Ainda", ressaltou.
Veja abaixo uma das chamadas da Copa do Mundo Feminina divulgada pela Globo:
O SporTV transmite ao vivo 49 jogos do torneio (outros três têm transmissão pelo Globoesporte.com). Foram escalados dez narradores para a maratona --todos homens. Luiz Carlos Jr., Gustavo Villani, Milton Leite, Bruno Fonseca, Daniel Pereira, Eduardo Moreno, Jader Rocha, Jota Júnior, Julio Oliveira e Sergio Arenillas.
O canal conta com duas comentaristas mulheres: Nadja Mauad e a convidada Milene Domingues, ex-jogadora que ficou conhecida como rainha das embaixadinhas e participava do programa Arquibancada BandSports antes de ir pra Globo. Ana Thaís Matos também fará os jogos na TV fechada.
Outros dez analistas homens completam a equipe: Raphael Rezende, André Loffredo, Carlos Eduardo Lino, Grafite, Lédio Carmona, Mauricio Noriega, Paulo Nunes, Sergio Xavier e Wagner Vilaron.
Além da narração, a Central do Apito também não terá presença feminina e contará com os ex-árbitros que já são contratados do futebol do Grupo Globo: Paulo César Oliveira, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci.
A Band também transmite o Mundial. A emissora exibe nesta sexta a abertura da competição: França x Coreia do Sul, às 16h. A narração é de Ulisses Costa, com comentários de Alline Calandrini e Velloso e apresentação de Paloma Tocci.
Outro canal que mostra o primeiro jogo é o SporTV, com narração de Luiz Carlos Jr., e comentários de Ana Thais Mattos e Nadja Mauad.
Veja abaixo os jogos da Copa do Mundo Feminina que acontecem entre hoje e domingo (9) com transmissão ao vivo na TV:
Sexta
França x Coreia do Sul - 16h - Band e SporTV
Sábado
Alemanha x China - 10h - SporTV
Noruega x Nigéria - 16h - SporTV 2
Domingo
Austrália x Itália - 8h - SporTV
Brasil x Jamaica - 10h30 - Globo, Band e SporTV
Inglaterra x Escócia - 13h - SporTV 3
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.