Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BAIXA NOS BASTIDORES

Jovem Pan demite chefe de reportagem por erro em entrevista com Bolsonaro

REPRODUÇÃO/JOVEM PAN

Jair Bolsonaro fala de Brasília com um terno preto e uma gravata azul para a Jovem Pan

Bolsonaro em entrevista na Jovem Pan; chefe de reportagem é demitido por suposto erro durante conversa

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 22/3/2022 - 16h01

A Jovem Pan demitiu o chefe de reportagem Thiago Fortuna nesta segunda-feira (21) por um motivo insólito. Foi atribuído ao jornalista um erro na atualização no gerador de caracteres durante a entrevista feita com o presidente Jair Bolsonaro. Um dos donos do canal, Marcelo Carvalho, assistia ao vivo, constatou o equívoco e pediu seu desligamento imediatamente. O caso causou comoção. "Fiz o melhor que pude", disse o profissional ao Notícias da TV.

A sua saída foi decidida pela direção da Jovem Pan por causa de uma atualização no GC (gerador de caracteres) do canal de notícias. "Durante a entrevista do presidente Bolsonaro, um dos donos estava acompanhando a entrevista. E viu algo de errado que ninguém conseguiu explicar até agora. Ele pediu a cabeça do chefe de reportagem, que sou eu", explicou Fortuna para a coluna. 

Rapidamente, Carvalho ligou para a Redação e pediu a demissão do jornalista. Mariana Ferreira, produtora executiva do canal que já passou por CNN Brasil e Record, tentou interceder. Mas o vice-presidente estava irredutível. Diversos colegas de trabalho se solidarizaram com Fortuna, que enviou um recado aos amigos. 

"Meus caros! Eu me despeço hoje do Grupo Jovem Pan com o coração leve e a missão cumprida! Nem sempre as coisas saem da forma que queremos, mas tenho a certeza que combati o bom combate e guardei minha fé! Agradeço a todos pelas jornadas, um abraço aos colegas que tive o prazer de trabalhar e conviver,  e aos amigos que fiz. Obrigado sempre a minha querida Mariana Ferreira que esteve comigo e me deu esta oportunidade! Meu abraço a todos!", disse o ex-chefe em um recado enviado por email para os colegas. 

Fortuna lamentou o caso e agradeceu a oportunidade que teve no canal de TV paga lançado no ano passado. "Eu agradeço a Jovem Pan, tenho certeza que como chefe de reportagem fiz o melhor que pude. Mas nem sempre as coisas são como a chefia espera", concluiu ele para a coluna.

Marcelo Carvalho é irmão de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha. Diretor vice-presidente da Jovem Pan, Marcelo tem presença constante e dura no dia a dia da empresa, até mais que Tutinha. Sua conversa com chefes e jornalistas é constante e ele pede que todos "vistam a camisa" sem pensar duas vezes. 

O caso ressalta a situação difícil que vive a Jovem Pan em alguns aspectos. Mesmo que tenha conseguido ganhar da CNN Brasil em vários horários, a estrutura interna ainda é precária. Outros chefes de reportagens pediram contratações para reforçar o número de repórteres e editores, mas Tutinha e superiores não querem neste momento. 

É o segundo chefe que a Jovem Pan perdeu em dois meses. Recentemente, Humberto Candil, ex-diretor de Jornalismo, deixou a empresa após um período afastado. Ainda não foi contratado ninguém para o seu lugar. Internamente, Carlos Aros, diretor de conteúdo da Jovem Pan, assumiu boa parte das funções de Candil. 

Procurada para comentar o assunto, a Jovem Pan não respondeu até a publicação deste texto.  


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.