Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REDE BAHIA

Jornalista demitida da Globo após 31 anos desabafa: 'Casamento acaba'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Anna Valéria no Rede Bahia Revista, que ela apresentou em 2014; experiente, jornalista foi desligada após 31 anos - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Anna Valéria no Rede Bahia Revista, que ela apresentou em 2014; experiente, jornalista foi desligada após 31 anos

LUIZA LEÃO

Publicado em 3/5/2019 - 12h23
Atualizado em 3/5/2019 - 12h43

Jornalista demitida da afiliada da Globo na Bahia após 31 anos na casa, Anna Valéria desabafou no Instagram nesta sexta-feira (3). "Como um casamento que acaba, eu a a TV Bahia estamos encerrando um ciclo", escreveu, um dia após a sua saída da TV. A emissora vive uma grave crise de audiência no Estado e deve desligar ao menos 120 funcionários do grupo, composto também pelo Jornal Correio e frequências de rádio.

"Está chovendo carinho, telefonemas e mensagens de apoio. Um super obrigada de coração! Sim, foram 31 anos de paixão e transpiração! Três décadas de comprometimento e lealdade com o jornalismo", desabafou a repórter, uma das mais antigas e experientes da emissora.

Anna apresentou duranter muitos anos o Rede Bahia Revista, programa cultural das noites de domingo, que saiu do ar em 2014. Desde então, trabalhava como repórter de rua. Ela cobria assuntos variados, com reportagens especiais e transmissões de festas de Salvador, como o Carnaval da cidade. 

Veja abaixo a postagem da jornalista:

Cortes na TV Bahia

Houve prejuízo no balanço da emissora em 2018, cujos números são abafados pela diretoria. Negativos, eles teriam provocado as dispensas. Só nesta quinta(2), foram dez cabeças cortadas --entre elas, a de Anna Valéria.

Também perderam emprego a editora de qualidade Telma Verçosa, a funcionária responsável pelo centro de documentação da casa, Mara Viana, e a produtora Márcia Freire. O trio, considerado da velha guarda da emissora, pertence ao Cedoc (Centro de Documentação) e tem salário considerado alto para a atual situação financeira da empresa.

A Rede Bahia passa por uma grave crise de audiência, que preocupa a cúpula da Globo no Rio de Janeiro. O primeiro grande susto ocorreu no início de 2018. Em 28 de fevereiro, a TV Itapoan aplicou uma derrota histórica na Rede Bahia. Ficou em primeiro lugar na média das 7h até as 23h.

Foi a primeira vez que a programação da Record superou a da Globo durante tanto tempo em um importante mercado. Nessas 16 horas, a Itapoan cravou 13,8 pontos, contra 13,5 da concorrente no Ibope local. Cada ponto equivale a 13,7 mil domicílios.

Numa reação aos números, a emissora decidiu contratar Jessica Senra, que estreou em maio. A atual âncora do meio-dia da TV Bahia foi "roubada" das manhãs da Record, numa tentativa de bater a própria concorrente no horário do almoço. Na Bahia, a faixa é dominada por José Eduardo, o Bocão, que está na emissora de Edir Macedo. E os dois dominam a arte do jornalismo popularesco --Jessica é um pouco mais requintada.

reprodução/ tv bahia

Jessica Senra apresentado o Bahia Meio Dia na TV Bahia

Principal âncora da TV Bahia, Jessica Senra apresenta o Bahia Meio Dia em 1º de maio

No ano passado, a Globo foi criticada ao situar a novela Segundo Sol na capital baiana e escalar majoritariamente atores de pele clara para compor a população soteropolitana --83% dos moradores da cidade se declaram negros ou pardos. A novela foi o terceiro pior ibope de uma trama das nove no Estado.

A Record vem impondo derrotas à Globo há quase dois anos. Começou vencendo a concorrente durante o dia, a partir das 7h. Há um ano, já ganhava até o início da faixa de novelas da Globo.

Outro lado

Em nota divulgada no início da noite de quinta, a Rede Bahia explicou as demissões e afirmou que as dispensas fazem parte de "um redesenho no seu portfólio de produtos e na governança das suas empresas".

"O grupo tem investido na modernização dos processos de trabalho, evoluindo no uso de tecnologias avançadas, o que vem permitindo aumentar a produtividade e manter a segurança operacional. Com isso, alguns profissionais finalizam seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial. A todos eles, indistintamente, a Rede Bahia agradece pelo tempo dedicado e pelo trabalho realizado", comentou a emissora.

"A Rede Bahia reafirma, por fim, seu compromisso permanente em assegurar a qualidade nos serviços prestados e a oferta de conteúdos relevantes para o desenvolvimento do Estado da Bahia", conclui o comunicado. 

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.