REDE BAHIA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Anna Valéria no Rede Bahia Revista, que ela apresentou em 2014; experiente, jornalista foi desligada após 31 anos
LUIZA LEÃO
Publicado em 3/5/2019 - 12h23
Atualizado em 3/5/2019 - 12h43
Jornalista demitida da afiliada da Globo na Bahia após 31 anos na casa, Anna Valéria desabafou no Instagram nesta sexta-feira (3). "Como um casamento que acaba, eu a a TV Bahia estamos encerrando um ciclo", escreveu, um dia após a sua saída da TV. A emissora vive uma grave crise de audiência no Estado e deve desligar ao menos 120 funcionários do grupo, composto também pelo Jornal Correio e frequências de rádio.
"Está chovendo carinho, telefonemas e mensagens de apoio. Um super obrigada de coração! Sim, foram 31 anos de paixão e transpiração! Três décadas de comprometimento e lealdade com o jornalismo", desabafou a repórter, uma das mais antigas e experientes da emissora.
Anna apresentou duranter muitos anos o Rede Bahia Revista, programa cultural das noites de domingo, que saiu do ar em 2014. Desde então, trabalhava como repórter de rua. Ela cobria assuntos variados, com reportagens especiais e transmissões de festas de Salvador, como o Carnaval da cidade.
Veja abaixo a postagem da jornalista:
Houve prejuízo no balanço da emissora em 2018, cujos números são abafados pela diretoria. Negativos, eles teriam provocado as dispensas. Só nesta quinta(2), foram dez cabeças cortadas --entre elas, a de Anna Valéria.
Também perderam emprego a editora de qualidade Telma Verçosa, a funcionária responsável pelo centro de documentação da casa, Mara Viana, e a produtora Márcia Freire. O trio, considerado da velha guarda da emissora, pertence ao Cedoc (Centro de Documentação) e tem salário considerado alto para a atual situação financeira da empresa.
A Rede Bahia passa por uma grave crise de audiência, que preocupa a cúpula da Globo no Rio de Janeiro. O primeiro grande susto ocorreu no início de 2018. Em 28 de fevereiro, a TV Itapoan aplicou uma derrota histórica na Rede Bahia. Ficou em primeiro lugar na média das 7h até as 23h.
Foi a primeira vez que a programação da Record superou a da Globo durante tanto tempo em um importante mercado. Nessas 16 horas, a Itapoan cravou 13,8 pontos, contra 13,5 da concorrente no Ibope local. Cada ponto equivale a 13,7 mil domicílios.
Numa reação aos números, a emissora decidiu contratar Jessica Senra, que estreou em maio. A atual âncora do meio-dia da TV Bahia foi "roubada" das manhãs da Record, numa tentativa de bater a própria concorrente no horário do almoço. Na Bahia, a faixa é dominada por José Eduardo, o Bocão, que está na emissora de Edir Macedo. E os dois dominam a arte do jornalismo popularesco --Jessica é um pouco mais requintada.
reprodução/ tv bahia
Principal âncora da TV Bahia, Jessica Senra apresenta o Bahia Meio Dia em 1º de maio
No ano passado, a Globo foi criticada ao situar a novela Segundo Sol na capital baiana e escalar majoritariamente atores de pele clara para compor a população soteropolitana --83% dos moradores da cidade se declaram negros ou pardos. A novela foi o terceiro pior ibope de uma trama das nove no Estado.
A Record vem impondo derrotas à Globo há quase dois anos. Começou vencendo a concorrente durante o dia, a partir das 7h. Há um ano, já ganhava até o início da faixa de novelas da Globo.
Em nota divulgada no início da noite de quinta, a Rede Bahia explicou as demissões e afirmou que as dispensas fazem parte de "um redesenho no seu portfólio de produtos e na governança das suas empresas".
"O grupo tem investido na modernização dos processos de trabalho, evoluindo no uso de tecnologias avançadas, o que vem permitindo aumentar a produtividade e manter a segurança operacional. Com isso, alguns profissionais finalizam seus ciclos, seja por aposentadoria, para assumirem novos desafios ou por decisão empresarial. A todos eles, indistintamente, a Rede Bahia agradece pelo tempo dedicado e pelo trabalho realizado", comentou a emissora.
"A Rede Bahia reafirma, por fim, seu compromisso permanente em assegurar a qualidade nos serviços prestados e a oferta de conteúdos relevantes para o desenvolvimento do Estado da Bahia", conclui o comunicado.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.