ENTENDA O CASO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mariana Gross no estúdio do Jornal Nacional deste sábado, e Bolsonaro em evento em Santa Catarina
A edição deste sábado (26) do Jornal Nacional corrigiu, de forma sutil, o desserviço de Jair Bolsonaro em relação ao uso de máscaras contra a Covid-19. O presidente, que chegou até a retirar a proteção facial de uma criança nesta semana, já ficou incomodado ao ser cobrado sobre máscaras.
O noticioso da Globo falou sobre o evento que Bolsonaro participou com motociclistas em Santa Catarina, e o âncora Hélter Duarte destacou que o político e parte de seus apoiadores estava sem a proteção, além de terem causado aglomeração.
Logo na sequência, o Jornal Nacional apresentou uma reportagem sobre um estudo que apontou a eficácia da máscara no combate contra a transmissão do coronavírus.
"O presidente Jair Bolsonaro esteve hoje (26) no oeste de Santa Catarina, onde fez um passeio de moto com apoiadores. O ato, organizado por um movimento independente de motociclistas, partiu de Chapecó com direção a Xanxerê. O presidente estava sem máscara", leu Duarte.
"O presidente participou da reinauguração de uma agência da Caixa e provocou aglomeração. Cumprimentou apoiadores e policiais, que também não usavam máscaras. De volta a Chapecó, o presidente criticou a CPI da Covid e agradeceu a presença das pessoas", disse o jornalista.
Quando a câmera voltou para o estúdio, a âncora Mariana Gross chamou a reportagem para corrigir o desserviço do presidente da República, mas sem citá-lo. "Um novo estudo internacional comprova que o uso de máscara reduz muito a possibilidade da transmissão do coronavírus, o causador da Covid-19", falou ela.
A reportagem de Janaina Lepri mostrou uma pesquisa publicada na revista Science sobre máscaras cirúrgicas e de filtragem, como a N95 e a PFF2. O trabalho dos cientistas apontou a eficácia das proteções faciais e destacou que as necessidades de itens mais ou menos avançadas dependem do ambiente e da ventilação.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.