Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEBANDADA

Insatisfeitos, jornalistas do SBT batem na porta da concorrência em busca de emprego

REPRODUÇÃO/SBT

Cassius Zeilmann, Kallyna Sabino e Daniel Adjuto na bancada do SBT Notícias

Cassius Zeilmann (à esq.) deve ser o próximo a deixar o SBT; Kallyna Sabino e Daniel Adjuto (à dir) foram para a concorrência

GABRIEL PERLINE

Publicado em 11/11/2019 - 5h08

A falta de investimentos e o pouco caso de Silvio Santos com o Jornalismo do SBT tem intensificado o clima de insatisfação no setor. Não à toa, muitos estão batendo na porta de emissoras concorrentes e aceitando as primeiras oportunidades que lhes aparecem. O próximo nome que está prestes a anunciar sua saída é Cassius Zeilmann.

Em junho, ele foi rebaixado de apresentador a repórter após o dono da emissora decidir acabar com o SBT Notícias, telejornal que era veiculado na madrugada, para aumentar a duração do Primeiro Impacto e dar mais espaço a Dudu Camargo e Marcão do Povo.

Zeilmann teve algumas reuniões nas últimas semanas com representantes da CNN Brasil e recebeu uma proposta para ser repórter do canal de notícias no Rio de Janeiro. A princípio, ele integrará a equipe do telejornal matinal que será apresentado por Tais Lopes. A jornalista pediu demissão da TV Verdes Mares poucos dias depois de representar o Estado do Ceará no Jornal Nacional, que tem escalado profissionais de todo o país por conta das comemorações de seus 50 anos.

O jornalista do SBT ainda não assinou com a CNN Brasil, mas confessou a amigos que se interessou pela proposta e pela estrutura que o canal de notícias tem montado, algo inversamente proporcional à sua realidade na emissora de Silvio Santos. Ele deve tomar sua decisão nos próximos dias.

Procurado, o canal de notícias apenas enviou sua resposta padrão para casos indefinidos, como o de Cassius Zeilmann. "A CNN Brasil não comenta nenhuma de suas possíveis negociações. Todas as contratações são oficializadas somente através dos nossos comunicados oficiais", disse em nota.

Recentemente, Daniel Adjuto comunicou seus superiores no SBT que estava de saída. Ele cumpre aviso prévio. Seu destino, o óbvio: CNN Brasil.

Kallyna Sabino entrou no pacote de demissões promovido pelo Grupo Silvio Santos e foi desligada em 17 de outubro. Mas em apenas duas semanas ela já foi anunciada como novo reforço da Jovem Pan. O motivo da rapidez em sua recolocação é que as conversas com a rádio já haviam sido iniciadas antes de ter sido demitida do SBT.

A repórter Ananda Vasconcelos, que dava expediente no Primeiro Impacto, retornou de férias e pediu demissão. Seu destino, segundo amigos, também é a Jovem Pan.

Rachel Sheherazade foi uma das primeiras jornalistas procuradas pela CNN Brasil, em março, mas ela pediu um tempo para refletir. Um dos motivos de sua indecisão é a gratidão a Silvio Santos, que em 2011 a trouxe da Paraíba e a colocou na bancada de seu principal telejornal. O cenário, hoje, é outro. Atualmente tem sofrido represálias do patrão e deixou de ser a menina dos olhos de Silvio.

A falta de investimentos no Jornalismo, no entanto, é o principal descontentamento dos profissionais do SBT. O único que ainda ganha alguma atenção de Silvio Santos é o Primeiro Impacto. Mas esse jornal, que ocupa mais de seis horas diárias da programação da emissora, também sofre com falta de estrutura e de profissionais para abastecer o noticiário com informações quentes, exclusivas e relevantes. Fica apoiado nas micagens e galhofagens de seus apresentadores.

Quer deixar algum funcionário em pânico? Basta colocá-lo na equipe do programa de Dudu e Marcão. Repórteres, editores e produtores do SBT Brasil, ouvidos sob a condição de sigilo sobre suas identidades, não o consideram como um telejornal. Internamente, apelidaram o Primeiro Impacto de "circo do Dudu" e "circo do Marcão". O desespero é geral.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.