Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HERÓI EM APUROS

Fim anunciado de Arrow pode significar morte do Arqueiro Verde?

Divulgação/The CW

Stephen Amell em cena da série Arrow, que chegará ao fim na próxima temporada: morte ou aposentadoria? - Divulgação/The CW

Stephen Amell em cena da série Arrow, que chegará ao fim na próxima temporada: morte ou aposentadoria?

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 8/3/2019 - 5h25

[Atenção: o texto a seguir pode conter spoilers dos quadrinhos e da série]

O anúncio de que Arrow vai chegar ao fim após sua oitava temporada pegou alguns fãs de surpresa, e agora fica a dúvida de como a saga do Arqueiro Verde acabará. Oliver Queen (Stephen Amell) pode se aposentar e deixar o combate ao crime para a equipe que montou ao longo dos anos. Mas é mais provável que o herói morra durante uma grande batalha.

Todo ano, as séries do chamado Arrowverse fazem um grande crossover que reúne heróis de Arrow, Flash e Supergirl (e, às vezes, Legends of Tomorrow). No fim do evento de 2018, foi anunciado que o superencontro deste ano adaptará para a TV a saga Crise nas Infinitas Terras, uma das histórias mais bombásticas das HQs.

Publicada entre 1985 e 1986, a coletânea matou centenas de super-heróis da editora DC Comics. Entre as vítimas mais conhecidas, estavam o Flash e a Supergirl. Assim, um evento sangrento como Crise precisa, no mínimo, ter uma morte grandiosa, de um herói de peso --além de diversas baixas coadjuvantes.

Flash, porém, é a série mais vista da The CW, com uma média de 1,8 milhão de espectadores por episódio na atual temporada. Supergirl, com 1,3 milhão, ocupa a terceira posição. Dificilmente os executivos da rede permitirão que os dois heróis sejam mortos --pelo menos, não de maneira definitiva.

Arrow, por outro lado, acumula 1,2 milhão de espectadores por episódio na atual temporada, dividindo a quarta colocação da CW com Riverdale. Rumando para seu oitavo ano, virou uma atração cara de se produzir, com contratos renegociados com elenco e um retorno cada vez menos lucrativo.

Assim, o Arqueiro Verde se torna o personagem ideal para morrer durante a Crise nas Infinitas Terras da televisão. É um herói importante, protagonista da própria série e com muitos fãs. Seria, portanto, uma perda dramática para a história.

Além disso, a atual temporada de Arrow tem mostrado algumas cenas que se passam no futuro, e Mia (Katherine McNamara), filha de Oliver e Felicity (Emily Bett Rickards), já demonstrou não ter convivido muito com o pai. Como Felicity está grávida atualmente, Oliver morrer antes mesmo da herdeira completar um ano seria uma explicação plausível para o pouco contato entre os dois.

Ressalta-se também o fato de que a equipe adiantou que a oitava temporada será mais curta. Terá apenas dez episódios, contra os 23 que foram produzidos nos outros anos. E os grandes crossovers do Arrowverse geralmente acontecem no oitavo ou no nono episódio de cada temporada.

É perfeitamente possível que Crise nas Infinitas Terras culmine com o sacríficio do Arqueiro, ou em sua morte durante uma grande batalha, e o episódio seguinte da série encerre sua trajetória com uma grande homenagem ao herói, ou mostrando os aliados que ele fez durante oito anos assumindo a função de proteger Star City.

Um dos obstáculos para essa teoria partiu do próprio Stephen Amell, que interpreta Oliver Queen. Em uma conversa com fãs no Facebook, o ator alegou que, embora a série esteja chegando ao fim, ele não imagina que deixará de viver o personagem.

Mas, como as séries do Arrowverse lidam com viagens no tempo e universos paralelos, Amell pode continuar como o Arqueiro em flashbacks ou com outras versões do seu personagem --ele já fez um Oliver nazista no crossover de 2017.

Em termos logísticos, cancelar Arrow também abre espaço na superlotada grade da CW para uma nova série de super-herói, e Batwoman deve ocupar essa vaga. A heroína já deu as caras no crossover do Arrowverse de 2018, e uma série própria da prima do Batman está em desenvolvimento, com Ruby Rose no papel principal.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.