Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMPLIANCE

Globo demite diretor de Rensga Hits! e abafa confusão nos bastidores da série

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Alice Wegmann e Lorena Comparato estão em cena de  Rensga Hits!

Alice Wegmann e Lorena Comparato são as estrelas de Rensga Hits!, série Original Globoplay

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 7/11/2022 - 7h00

Depois de Vinícius Coimbra, demitido da Globo após denúncias de racismo nos bastidores de Nos Tempos do Imperador (2021), foi a vez de Leandro Neri, que esteve à frente de Rensga Hits!, série original Globoplay produzida pela Glaz Entretenimento, ser dispensado. A saída aconteceu logo após a estreia, e a emissora fez uma operação para abafar o caso e não prejudicar o lançamento da produção.

Segundo fontes do Notícias da TV, Neri se envolveu em confusões nos bastidores da série enquanto o projeto ainda estava sendo gravado. O setor de compliance da emissora foi avisado, e o diretor foi repreendido. Aos reclamantes, a Globo afirmava que não poderia trocar o profissional por não haver outro diretor disponível para a tarefa.

Em nota enviada à coluna, a emissora afirmou que não comenta questões relacionadas a compliance e que "a empresa mantém um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os seus colaboradores, e uma ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação ao Código. A Globo reafirma que não tolera comportamentos abusivos em suas equipes. Isto vale também para projetos produzidos com parceiros de mercado. E todo relato de assédio é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas."

reprodução/instagram

Leandro Neri dirigiu Rensga Hits!

Procurado, o diretor afirma que foi demitido depois de ter brigado com três pessoas em três situações diferentes. Ao Notícias da TV, Neri conta que conversou com o compliance e que explicou sua versão para os acontecimentos. O primeiro caso aconteceu quando o responsável pelos protocolos de segurança contra a Covid invadiu o set gritando porque diretor abaixou sua máscara.

Segundo Neri, ele estava junto com 15 figurantes a três metros e meio de distância dele. "Entramos em discussão, mais pela maneira como ele resolveu intervir do que qualquer outra coisa. Mas ele precisou ser contido, pois partiu para cima de mim para me agredir fisicamente. Em torno de 20 pessoas presenciaram. No mesmo dia fizemos o call [reunião virtual] com o compliance em que ficou claro que a tentativa de agressão física não poderia ser permitida. Ele foi afastado no mesmo dia, e eu segui filmando julgando normalidade", conta Neri em conversa exclusiva com o Notícias da TV.

O segundo problema aconteceu com uma figurinista. Ele viu a atriz que estava na última cena da gravação noturna jantando às 23h e foi impedido de ir ao camarim entender o porquê de a profissional ainda não estar pronta.

"Eu não conseguia filmar por conta do atraso dela e, pior, poderíamos não fechar o plano de filmagens dessa diária. Quando perguntei à figurinista recebi uma resposta aos berros. Graças a Deus me contive. Tentei argumentar, mas ela não me deixou falar. Virei as costas e voltei para o set, pois era impossível ter algum diálogo ali. Minha primeira assistente de direção presenciou tudo. Fizemos a reunião virtual com o compliance, e a sócia da produtora me disse que essa figurinista sempre dava problema e que eu 'teria que entubar' pois não havia outra. Segui filmando, mais uma vez com sensação de normalidade", conta.

Em seguida, em um outro momento, ele estava filmando um grande evento com chuva. Enquanto ele dava instruções para o set pelo microfone em frente ao monitor, foi interrompido por uma das assistentes fazendo perguntas básicas de marcação de figuração.

"Parei o que fazia e expliquei calmamente a ela que eu não poderia parar o que estava fazendo para fazer o trabalho dela. Que ela pedisse ajuda ao fotógrafo ou ao câmera lá no set. Essa assistente abandonou o set chorando dizendo que foi desrespeitada por mim. Nessa mesma noite, o diretor de produção que estava no set me disse para não dar importância e seguir concentrado na filmagem pois 'a menina é meio surtadinha mesmo'. Mais uma vez, tive reunião com compliance em que ficou claro a abordagem e o timing errado da assistente", diz.

Depois de finalizar as filmagens, Neri ainda trabalhou durante quase 11 meses presencial e virtualmente sem que nada do compliance fosse resgatado. Ele julgou que fossem águas passadas. Não eram. "Dois dias depois da estreia,  recebo um telefonema de uma das sócias da produtora me dando os parabéns pelo grande sucesso e para me informar que eu não seria convidado para a festa de lançamento e que eu estava fora do projeto em futuras temporadas. Perguntei a razão, e a resposta foi: 'Não lembra do compliance das filmagens ?'.

O diretor afirma que, embora tenha solicitado ler os relatórios finais, isso nunca ocorreu. "Bastidores, prazos curtos, orçamentos limitados e a constante responsabilidade na qualidade de entrega, às vezes, tornam o set um ambiente corrido onde muitas vezes pessoas têm que ser cobradas. Você, como profissional que cobre a área, sabe entender exatamente o que estou falando. Vale ressaltar que o que segue aqui é apenas minha versão dos fatos. Pelo visto jamais saberei se o que relatei está de fato lá ou se as testemunhas que passei foram de fato ouvidas. Em todos os casos foram feitas reuniões virtuais no mesmo dia entre eu, a produtora e o compliance", afirma.

Profissional com mais de 35 anos de carreira, Neri repassou a esta colunista prints de conversas que teve com Alice Wegmann, Fabiana Karla, Deborah Secco e Maíra Azevedo em caráter privado. Em todas as mensagens, as atrizes agradeceram o empenho e a gentileza do diretor durante o trabalho.

"Você nunca foi desrespeitoso comigo em nenhum momento no set ou fora dele e sempre deixei isso claro para todas as pessoas, portanto não precisa se desculpar comigo. Inclusive, sempre foi muito gentil", escreveu Alice em um longo texto enviado a Neri.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.