TV SÃO FRANCISCO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Âncora Priscila Guedes no jornal noturno da TV São Francisco, afiliada da Globo em Juazeiro, na Bahia
GABRIEL VAQUER E LUIZA LEÃO
Publicado em 7/5/2019 - 14h08
A Rede Bahia, afiliada da Globo, demitiu ontem (6) à noite pelo menos 40 jornalistas de duas de suas principais filiais no interior da Bahia, a TV Oeste, de Barreiras, e a TV São Francisco, de Juazeiro. Âncora do BATV no vale do São Francisco, Priscila Guedes reclamou da demissão e aproveitou para se posicionar politicamente pela primeira vez. No Instagram, ela xingou o presidente Jair Bolsonaro: "Bolsonaro é o caralho. Lula livre, porra!".
Leia também ->GNT debocha de ministro de Bolsonaro que confundiu escritor com receita
A apresentadora agradeceu a temporada de quase cinco anos na TV São Francisco, mas frisou as dificuldades que ela e a equipe passaram na casa. "Foi uma escola. Tive grandes profissionais, grandes amigos e companheiros do dia a dia, dos perrengues... E que perrengues! A gente devia ganhar por insalubridade", criticou.
Após ser demitida, Priscila postou uma foto do ex-presidente Lula, com a hashtag em que pede a liberdade do político, preso desde abril do ano passado. Horas depois, nos Stories, escreveu a frase com o xingamento destinado ao atual chefe do Executivo. Foi a primeira vez em que a jornalista expressou a sua opinião política. Como funcionária de uma afiliada da Globo, ela não podia fazer isso.
A âncora ainda reclamou do fato de não ter se despedido dos telespectadores. "No meu último jornal, me despedi como de costume... mas não como queria", acrescentou.
Nesta terça-feira (7), Priscila Guedes voltou à rede social para lamentar a repercussão do corte de funcionários. "Que ironia, viramos notícia. E das piores", escreveu, sobre uma imagem de fundo preto.
Os 40 demitidos de ontem (6) no interior do Estado da Bahia se somam ao pacote dos 120 funcionários que começaram a ser desligados do grupo na semana passada. A Rede Bahia é composta por canais de televisão, pelo jornal Correio* e por emissoras de rádio.
Com o corte, as TV Oeste e São Francisco se tornarão apenas sucursais e repetidoras do sinal de Salvador. Elas deixararão de exibir os jornais locais.
As demissões ocorrem após o grupo registrar prejuízo no balanço de 2018. Segundo comunicado da empresa, a decisão faz parte do "redesenho de portfólio de produtos e governança das empresas que compõem a Rede Bahia, que foi anunciado no início de maio".
A Rede Bahia também passa por uma grave crise de audiência, que preocupa a cúpula da Globo no Rio de Janeiro. O primeiro grande susto ocorreu no início de 2018. Na ocasião, a TV Itapoan, afiliada da Record, aplicou uma derrota histórica ao liderar entre 7h e 23h.
Atualmente, a Globo perde para a Record das 7h e 15h45, todos os dias. Perde também no horário nobre, para a reprise de A Terra Prometida. A novela bíblica supera Verão 90 e o Jornal Nacional. São dez horas na vice-liderança.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Rede Bahia
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.