Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JOÃO DIAMANTE

Globo convoca chef nascido e criado na favela para ser estrela de reality

FOTOS: CADU PILOTTO/TV GLOBO

De camisa branca, João Diamante está no cenário do Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua

O chef João Diamante será jurado do reality da Globo Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 13/1/2023 - 6h35

O chef João Diamante não segurou as lágrimas ao falar pela primeira vez sobre o seu trabalho no reality Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua, que estreia no próximo dia 29 na Globo. Nascido e criado no Complexo do Andaraí, favela no subúrbio do Rio de Janeiro, o cozinheiro chorou na frente de dezenas de jornalistas no lançamento da atração ao lembrar da sua origem.

"Não é só o João que está aqui. Trago comigo 80% da população brasileira, que está sendo representado por mim", disse. Diamante não sonhava em trabalhar com comida, sua ideia era sobreviver.

De família pobre, ele arrumou um emprego em uma padaria para ter algum dinheiro. Quando se alistou à Marinha, aos 18 anos, ele escolheu ir para a cozinha por causa do horário flexível que o serviço obrigatório lhe daria.

"Eu poderia sair às 14h e estudar. Comecei a gostar da cozinha. Todo mundo já escutou que a comida do quartel não era boa e eu ficava me perguntando por que não melhorar. Eu me incentivei a tentar melhorar aquilo e gostei"', contou o chef, que será jurado do programa ao lado de Paola Carosella: "Sou muito fã dela, estou vivendo um sonho".

No serviço militar, Diamante foi auxiliar de cozinha, cozinheiro e depois foi promovido a ser o cozinheiro do almirante, mais alto posto do Marinha, onde ficou durante cinco anos. Já apaixonado pela área, foi cursar faculdade de Gastronomia.

Ali foi aonde que eu aprendi as técnicas e o porquês da vida dentro da cozinha como, por exemplo, por que o bolo sola. E isso é o mais interessante. Se você me perguntar que faculdade escolheria ter feito lá atrás, eu gostaria de ser assistente social, que trabalha com pessoas direto. Só que a cozinha me deu esse privilégio. Hoje, eu trabalho com pessoas por conta da cozinha porque uni a oportunidade que eu tive na vida com o que gosto de fazer.

Formado, Diamante foi morar em Paris, na França, e acabou trabalhando com o chef Alain Ducasse, uma das maiores lendas da gastronomia mundial, que assina o cardápio do restaurante da Torre Eiffel. Mas nunca esqueceu da sua origem.

Elenco do Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua

Paola, Diamante e Hassum no programa

Ainda na capital francesa, ele idealizou o projeto para contribuir com a sociedade. O Diamantes na Cozinha promove cursos de panificação, confeitaria e empreendedorismo gratuitos para atender às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

"O projeto utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação para dar mais oportunidade para as pessoas que estão nas ruas. Às vezes, a pessoa está ali fazendo um curso, aprendendo uma profissão, mas às vezes ela está em um momento de depressão, em um momento difícil da vida, em alguma situação de vulnerabilidade. A cozinha é esse lugar do resgate, é essa terapia que faz a pessoa acreditar de novo", emocionou-se.

João Diamante conta que ficou muito nervoso ao encontrar Paola, Leandro Hassum e o diretor J.B. Oliveira, o Boninho, pela primeira vez:

Trago comigo uma grande parte da população brasileira que, através de uma chance, de um trabalho e de uma política publica de qualidade, pode estar em um momento como esse, trabalhando em uma das maiores equipes da televisão brasileira. Pessoas de quem eu sou fã, eu assisti, estudei. Parece um sonho. Deito para dormir e me emociono lembrando da minha trajetória porque eu me preparei para estar aqui, não caí do nada.

As gravações de Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Sua já começaram nos Estúdios Globo. O programa estreia em 29 de janeiro e será atração das tardes de domingo.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.