Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

PANDEMIA

Globo confirma oito casos de coronavírus no Jornalismo; dois estão internados

Reprodução/TV Globo

Jornalistas usam máscara na Redação do Jornal Nacional de sexta-feira (3)

Na Redação do Jornal Nacional, a equipe apareceu usando máscaras na edição de sexta (3): nova regra

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 4/4/2020 - 12h18

Uma das poucas áreas da Globo que segue na ativa durante a pandemia do novo coronavírus, o Jornalismo já contabiliza oito casos positivos confirmados em sua equipe. Dois desses profissionais apresentam quadros moderados da Covid-19 e foram internados para observação. Segundo a emissora, eles estão bem.

"Estamos tratando de maneira transparente os casos, com toda a equipe. Oito jornalistas testaram positivo. Desses, cinco apresentaram casos leves, um está assintomático (e afastado há dias). Dois apresentam quadros moderados e, por isso, foram internados para acompanhamento e observação. Estão bem, em quadro estável", informou a Globo à reportagem por meio de nota neste sábado (4).

Notícias da TV revelou na quarta (1º) que o Jornalismo da Globo tinha registrado seis casos, cinco no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Em três dias, foram mais dois casos confimados. Outros nove profissionais com suspeita de coronavírus fizeram o teste e receberam resultados negativos.

Na nota, a Globo apontou ainda que está dando todo o apoio necessário aos seus colaboradores e que adotou várias medidas de segurança desde o início da pandemia. Desde sexta-feira (3), uma nova determinação do Grupo Globo fez com que todos os jornalistas passassem a usar máscara durante o expediente.

"Com a recomendação do Ministério da Saúde, a Globo também está distribuindo máscaras para os jornalistas, que estão sendo usadas por todos, tanto nas redações como em reportagens externas (exceto nas passagens)", confirmou a emissora.

Na manhã deste sábado (4), por exemplo, o repórter Manoel Soares apareceu no É de Casa com a proteção facial durante um link da comunidade do Largo do Socorro, no M'Boi Mirim, em São Paulo. Ele não tirou a máscara em nenhum momento e justificou que sua voz poderia ficar um pouco abafada no ar. "Às vezes fica difícil de falar, mas faz parte", minimizou, conformado.

Operação de guerra no Jornalismo

Diferentemente da Dramaturgia, que paralisou 14 produções, e do Entretenimento, que está reprisando atrações como o Domingão do Faustão, o Jornalismo não parou. Pelo contrário. Recebeu reforço de profissionais do Esporte e, em SãoPaulo, também do Profissão Repórter.

Diante de uma situação inédita de pandemia, a Globo ampliou sua cobertura jornalística e teve papel relevante na conscientização da necessidade de isolamento social, recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em oposição ao isolamento apenas de grupos de risco defendido pelo presidente Jair Bolsonaro.

A emissora tomou algumas medidas para reduzir os riscos de seus jornalistas. Repórteres têm ido às ruas com dois microfones, um para ele e o outro para o entrevistado, e kits de higienização. Nas redações, o pessoal está sendo escalonado de forma a uma melhor ocupação espacial.

O rodízio de plantonistas do Jornal Nacional foi interrompido, viagens foram cortadas ao máximo e profissionais com mais de 60 anos estão tendo de trabalhar em home office. Por outro lado, quem está em campo tem trabalhado muito mais. Folgas foram cassadas, inclusive as de feriados e fins de semana.

O número de casos confirmados no Jornalismo da Globo é ínfimo diante dos 2.500 profissionais que integram o departamento nas emissoras próprias (os números não contemplam afiliadas).


Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você vai acompanhar a reprise de Império?