Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONTRA CORONAVÍRUS

Repórter Manoel Soares surge de máscara ao vivo no É de Casa: 'Difícil de falar'

Reproduçao/TV Globo

Manoel Soares (de máscara) conversa com Zeca Camargo no É de Casa deste sábado (4)

Manoel Soares manteve a máscara durante conversa com Zeca Camargo no É de Casa de sábado (4)

REDAÇÃO

Publicado em 4/4/2020 - 7h32

O jornalista Manoel Soares, repórter da Globo, surgiu no É de Casa deste sábado (4) com uma máscara contra o novo coronavírus. A mudança atende a uma determinação que o Grupo Globo tomou na sexta (3) para proteger seus colaboradores que seguem na ativa. Ao vivo, ele justificou que sua voz estaria um pouco abafada: "Às vezes fica difícil de falar, mas faz parte", explicou.

Soares apareceu pouco depois das 7h da manhã no programa para uma reportagem sobre a população invisível à pandemia da Covid-19. O apresentador Zeca Camargo, que chamou a participação ao vivo do jornalista, elogiou a proteção facial. "Como está a situação aí, Manoel? E parabéns pela máscara!", começou Zeca.

"Bom dia, Zeca, bom dia para todo mundo, como vocês estão percebendo a minha voz fica mais abafada, porque a gente tem que usar a máscara. Inclusive é uma determinação da Organização Mundial de Saúde, e todos os comunicadores e repórteres da TV Globo precisam usar", respondeu Manoel Soares, diretamente do Largo do Socorro, no M'Boi Mirim, zona sul de São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa da Globo, os jornalistas agora usam as máscaras para o trabalho na Redação e quando não estiverem no ar. Apresentadores e repórteres só poderão tirar a proteção quando estiverem na frente das câmeras --Manoel optou por manter a sua durante a aparição ao vivo.

"Com a recomendação do Ministério da Saúde, a Globo está distribuindo máscaras para os jornalistas, que serão usadas por todos tanto nas redações quanto em reportagens externas (mas não em passagens)", informou a emissora em nota.

Na quinta-feira (2), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mudou a orientação para a utilização da proteção no Brasil. A recomendação atual é de que toda a população use para evitar o contágio e a propagação da Covid-19. Anteriormente, o uso de proteção facial era recomendado apenas para pessoas com sintomas e profissionais da área da saúde.

Bonner confirmou

No Jornal Nacional de sexta, William Bonner e Renata Vasconcellos fizeram uma pausa no noticiário para falar sobre a nova regra da Globo. Após uma reportagem sobre o uso de máscaras, o apresentador explicou detalhadamente para os telespectadores a medida imposta na emissora.

"Com essa nova recomendação do Ministério da Saúde sobre as máscaras, nós também começamos a usar máscaras aqui. Tanto no trabalho interno, na Redação, quanto nas ruas, no trabalho externo. É claro que não estou usando agora, mas estou protegido. A Renata está protegida, porque os nossos colegas estão usando máscaras. A máscara é mais um fator de proteção", disse.

O apresentador reforçou ele também seguirá a nova diretriz da emissora. "Saindo daqui vou usar a minha [máscara] de novo. Eu estava usando antes de vir para cá. E a mesma coisa com a Renata. E isso vai acontecer também com todos os nossos repórteres nas ruas. Você vai ver repórteres da Globo nas ruas usando máscaras."

"Eles só não vão usar enquanto estiverem aparecendo diante da câmera, na imagem da reportagem. Mas, nesses momentos, eles vão estar em algum lugar que não tem muito movimento, que não tem aglomeração em volta deles. E os colegas da equipe de Jornalismo, que estarão ali acompanhando nossos repórteres, esses vão estar usando máscaras", adiantou.

Bonner indicou que a norma é mais uma forma de evitar e propagar a Covid-19. "É isso que vai protegê-los: afastar-se de aglomerações e os colegas usando máscaras. Lembrando também que eles terão usado a máscara tanto antes de aparecer diante da tela quanto depois. Eles vão pegar uma [máscara] novinha depois", declarou.

"Eu sei que essa explicação, primeiro, ela é muito estranha. A gente parar o Jornal Nacional para falar de máscara. Estamos vivendo tempos estranhos. Mas ela é necessária", continuou.

Ao final, Bonner mandou um recado para os telespectadores que estão acostumados a acompanhar o jornalismo da Globo. "Para você entender tudo que vai acontecer daqui por diante, a vida de todo mundo está diferente. Você vai entender a imagem dos colegas que aparecem aqui atrás e em volta do nosso cenário. Vai entender a nossa imagem aqui [na bancada] sem máscaras", avisou.

"E vai entender quando ver na rua qualquer um dos nossos colegas e as nossas equipes pelo Brasil inteiro: vai ver nossos colegas com máscaras. E é, por isso, que a gente teve que fazer essa interrupção no noticiário para deixar tudo às claras", finalizou o âncora do JN.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.