Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VERSÃO CARETA

Globo censura cena de sexo lésbico em Aruanas pela 2ª vez em duas semanas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Elisa Volpatto, a Ivona, e Camila Pitanga, a Olga, se encaram em cena de Aruanas; elas estão prestes a se beijar e têm as bocas abertas

Ivona (Elisa Volpatto) e Olga (Camila Pitanga) em cena de Aruanas; sexo entre personagens foi cortado

GABRIEL VAQUER e SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 1/6/2023 - 11h39

Depois de cortar uma cena de beijo entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) em 16 de maio, a Globo censurou uma sequência de sexo entre as duas no episódio exibido na terça (30) da versão para TV aberta da segunda temporada de Aruanas. Elisa Volpatto, uma das atrizes envolvidas na cena, criticou a decisão da emissora. "Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás", declarou a artista na quarta (31), numa postagem no Instagram.

"Rede Globe, que tristeza. Cortaram de novo a cena de duas minas se pegando. Com tanta cena hetero mais fuerte do que essa passando em horário nobre bem nobre... Você nos obriga a entregar ela por aqui", comentou ela.

A atriz publicou a cena de sexo em seu perfil no Instagram. A sequência está disponível no Globoplay, na versão na íntegra do episódio. Elisa ainda continuou seu discurso:

Ela [a cena] foi gravada (eu não tô louca, nós gravamos essa cena, né Camila Pitanga?!) e faz parte da narrativa para entendermos a história de Ivona e Olga. Ela existe na íntegra na versão do Globoplay. Sinceramente, há avanços que a gente faz em sociedade que a gente não pode voltar para trás. Vamos, TV Globo. O que a vida quer da gente é coragem.

Por fim, a artista dedicou a cena à comunidade LGBTQAIP+. "[A comunidade mata] Um leão por dia", justificou. Camila Pitanga não respondeu à menção nem se pronunciou sobre o tema em suas redes sociais.

Foi a quinta vez que a emissora censurou cenas de romances lésbicos em maio. Além dos dois casos de Aruanas, a empresa cortou três beijos entre Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) previstos no roteiro de Vai na Fé, a atual folhetim das sete.

No caso da novela, o Notícias da TV apurou que a direção da emissora considera que Vai na Fé tem público evangélico e mais conservador, que pode ser afugentado por romances LGBTQAIP+. O horário também é uma questão. Já Aruanas é uma produção de cunho mais progressista e exibida após as 22h.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo justificou os cortes como parte de uma edição de "rotina", que "atende às estratégias de programação ou artísticas". "A TV Globo exibe Aruanas 2 em uma edição adaptada à TV aberta. A versão original da obra está disponível no Globoplay", limitou-se a dizer em nota enviada no último dia 17.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.