HAJA CORAÇÃO
DIVULGAÇÃO/SPORTV
Galvão Bueno no Grande Círculo: com 35 anos de carreira, frustração por não ter narrado vitórias de Guga
GABRIEL VAQUER
Publicado em 25/4/2019 - 5h30
Entrevistado do programa Grande Círculo deste mês de abril no SporTV, Galvão Bueno confessa que tem uma frustração em sua extensa carreira de narrações esportivas: não ter feito transmissões de toda a saga do tenista Gustavo Kuerten, que ganhou três vezes o torneio de Roland Garros, um dos quatro Grands Slams de tênis.
"Me faltou o Guga. Eu fiz uma transmissão dele nas Olimpíadas de 2000, mas me faltou fazer a saga do Guga, a história dele inteira", confessou o narrador, que completa 35 anos de carreira no jornalismo em 2019.
Gustavo Kuerten não teve títulos narrados por Galvão porque a Globo não tinha os direitos de transmissão de Roland Garros. Nos anos 1990, a empresa Koch Tavares repassava-os para a extinta Manchete, que exibiu o título do tenista em 1997.
Além do Grand Slam, a Manchete transmitiu jogos do atleta brasileiro em outros torneios até o seu fechamento, em 1999 --sua última atração exibida, no dia 10 de maio daquele ano, foi justamente um jogo de Guga em Garros. Na TV paga, ainda com pouca penetração no Brasil, o torneio de tênis era integrante da grade da ESPN Internacional.
Além do incômodo por não ter narrado Guga na TV, Galvão levou todo o estúdio ao choro ao lembrar da cobertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016. Ele se emocionou ao falar de histórias que ocorreram durante a realização do evento.
A sabatina com o narrador marca um momento inédito: o convite da Globo a Paulo Soares, o Amigão da ESPN Brasil, e Renata Fan, da Band, para fazerem parte da bancada. Tanto ESPN quanto Band liberaram os profissionais para a gravação, realizada nos estúdios da emissora em São Paulo.
Milton Leite (apresentador do programa), Gustavo Villani, Sidney Garambone (que substituiu de última hora Marcos Uchôa), Tino Marcos e Sérgio Rodrigues também participaram da entrevista.
Esse será um teste para edições futuras de Grande Círculo que, até então, contava apenas com contratados do Grupo Globo. A ideia é fazer uma espécie de Roda Viva esportivo e, como acontece no programa da TV Cultura, convidar nomes de outros veículos.
Além da exibição no SporTV neste sábado (27), a entrevista com Galvão Bueno será exibida de forma compacta no Esporte Espetacular, no dia seguinte.
Galvão Bueno tem contrato com a Globo até o fim de 2022, depois Copa do Mundo do Qatar, prevista para novembro e dezembro. Ele ainda não sabe se irá cobrir o Mundial como narrador ou em outra função, mas, para amigos próximos, tem dito que está se sentindo bem para continuar irradiando as partidas da seleção.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Galvão Bueno
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.