Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Encontro difícil

Gafes e saias justas: Sete vezes em que Fátima Bernardes teve de se virar nos 30

Fotos: Reprodução/TV Globo

A apresentadora Fátima Bernardes se saiu bem de gafes e questões polêmicas no Encontro - Fotos: Reprodução/TV Globo

A apresentadora Fátima Bernardes se saiu bem de gafes e questões polêmicas no Encontro

REDAÇÃO

Publicado em 21/12/2018 - 6h05
Atualizado em 22/12/2018 - 5h00

Apresentar o Encontro é um exercício diário de jogo de cintura para Fátima Bernardes. Toda semana, ela precisa ser rápida no improviso para lidar com opiniões controversas de seus convidados, com gafes dela mesma e falas inusitadas da plateia. A apresentadora de 56 anos deu até aula para um especialista e foi alvo de zoeira da própria equipe em 2018.

Só na semana passada, Fátima teve dois convidados que causaram ao vivo no palco da atração e precisou pensar rápido para evitar o climão.

O comediante Gui Santana não teve muita noção e imitou a voz de William Bonner, ex-marido da apresentadora, para ela adivinhar quem era. Fátima poderia ter reagido mal, mas levou na brincadeira.

Mais sério foi o caso de Kéfera Buchmann, que discutiu com um homem da plateia que não entendia conceitos como feminismo e lugar de fala. Fátima só tentou botar panos quentes e continuou o programa.

Relembre casos em que a apresentadora se virou nos 30 para conter os ânimos, lidar com opiniões polêmicas e com gafes no Encontro:

Fátima Bernardes não deixou barato afirmações machistas de seus convidados homens

Fátima e o machismo
Em 31 de outubro, os convidados do programa eram a atriz Fernanda Rodrigues e a dupla sertaneja Marcos & Belutti. Fernanda comentou que mulheres muitas vezes se sentem sobrecarregadas ao conciliarem jornada de trabalho e maternidade. "Aquela trancadinha no banheiro para dar uma choradinha, uma chorada rápida, é ótimo", disse a atriz, sobre necessidade de aliviar a pressão do dia a dia.

O cantor Marcos resolveu se pronunciar também, de forma desastrosa. "Essa é uma dica para os maridos. Se a sua esposa estiver muito estressada, você olha pra ela e fala: 'Vai chorar'". Fátima o cortou na mesma hora: "Não, não é essa a dica, Marcos", disse, sem tolerância. O sertanejo tentou consertar, explicou que estava brincando, mas a fala pegou mal.

Fátima ensina o que é assédio
Em outubro, Fátima também teve de educar Martinho da Vila quanto à questão do assédio desrespeitoso de homens sobre mulheres. O cantor disse: "O cara solteiro tá com problema pra chegar numa mulher. O que não é assédio? Qual é a maneira de chegar nela e que não é assédio?", questionou o sambista.

"Engraçado que essa é uma questão masculina, mas não é uma questão feminina. A gente sabe quando é paquera e quando é assédio. Muitos homens ainda pensam em qual seria essa diferença. Para as mulheres, é muito mais tranquilo. É quando ela não se sente invadida de alguma maneira. Quando aquilo é algo que a faça sentir enaltecida, não ameaçada", ensinou Fátima, com calma.

Fátima zoada na volta das férias
No fim de novembro, quando retornou de suas férias na França, Fátima Bernardes foi zoada por sua própria equipe. André Curvello entrou no palco pilotando um patinete elétrico, veículo usado pela apresentadora durante a viagem. "Eu descobri uma das suas fontes da juventude", brincou Curvello.

A apresentadora deu risada da zoeira e contou como foi andar de patinete em Paris. "Gente, que safadeza. Eu estava de tênis, não de salto alto. Mas às vezes a companhia ajuda, também. Ajuda a guiar. Foi muito bom."

Fátima rebate crítica sobre homens mais novos
A companhia a que Fátima se referia era o namorado Túlio Gadelha, e o relacionamento com ele foi abordado em vários momentos no Encontro. No início de novembro, ela deu uma lição numa mulher da plateia que opinou que se sentiria insegura namorando um rapaz mais jovem.

Gadelha é 25 anos mais novo do que Fátima. "Você nunca ouviu uma história de algum homem que, quando estava mais velho, se separou e trocou por uma mulher mais nova? Então, que garantia a gente tem que um homem mais velho vai cuidar da gente? A gente tem muito a ideia de que está muito seguro quando está com alguém mais velho, mas o amor não dá nenhum tipo de segurança. Quando acaba, pode acabar entre os mais novos, mais velhos, os mais ou menos", discursou.

Fátima Bernardes foi zoada por sua equipe e pagou mico ao comentar camiseta de repórter

Fátima, é Hyoga ou ioga?
Houve também a situação em que Fátima cometeu uma gafe e nem percebeu. Ela estava falando com o repórter Cauê Fabiano, do G1 em 1 Minuto, sobre o voo de avião mais longo do mundo. Ele estava vestindo uma camiseta com as palavras Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun & Ikki, nomes de personagens de Cavaleiros do Zodíaco. Mas Fátima confundiu Hyoga com ioga, a atividade física.

"Tá na moleza, maravilha. Fazendo ioga então, aí como é que tá, uma maravilha!", disse ela. Nas redes sociais, o público fez piada da confusão, mas a apresentadora nem se abalou com os comentários.

Fátima e o pique sexual de Anitta
Até o apetite sexual de Anitta foi pauta no Encontro em 2018, e Fátima teve de rapidamente intervir para que a cantora não falasse demais para o horário. Durante uma conversa no sofá do programa, surgiu a pergunta de o que fazer quando seu parceiro tem pique sexual diferente do seu. "Gente, que horas são? 10h? 11h?", perguntou Anitta. "Isso. Observe", pediu Fátima.

"A pessoa não tem o mesmo pique? A gente faz o nosso pique só a gente. E aí quando a pessoa estiver com o pique dela, a gente vai com a pessoa, né? A pessoa não tá no pique, a gente compra uns presentes…", opinou Anitta. Fátima viu para onde o papo estava indo e tratou de mudar de assunto logo.

Fátima corrige especialista financeiro
O consultor financeiro Gustavo Corbasi achou que estava dando uma grande lição ao estimular que as mulheres lidassem com todas as contas da casa, por terem mais habilidade e disciplina do que os homens. Mas Fátima Bernardes interferiu no que ele dizia e deu sua opinião, divergente.

"No fundo, essa história de a mulher fazer a compra pro marido, comprar material escolar… Tudo isso acaba sobrecarregando. O estresse de ver que o dinheiro não vai dar sobrecarrega muito a mulher. Talvez a conversa seja boa para que a gente consiga dividir também isso, não só financeiramente, mas também em termos de responsabilidade", disse a apresentadora, que foi aplaudida pelo público.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.