Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

BENEDITO RUY BARBOSA

Furioso, autor consagrado da Globo ameaçou dar porrada em Walcyr Carrasco

REPRODUÇÃO/TV CULTURA

O autor Walcyr Carrasco com expressão um pouco assustada

Walcyr Carrasco assumiu a autoria da novela Esperança (2002), mas foi alvo de ódio do autor original

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 9/12/2022 - 6h15

Em 2002, a crise na novela Esperança (2002) foi tão grande que gerou até ameaça de porrada nos bastidores da Globo. Walcyr Carrasco havia assumido os roteiros da trama após Benedito Ruy Barbosa ser afastado. Mas o autor original não gostou nada dos rumos que o substituto deu à história, e o clima ficou péssimo.

Esperança não só não agradou ao público como também gerou problemas para os atores. Os roteiros estavam chegando com pouca antecedência para o elenco, provocando atrasos no cronograma de gravações.

"Os atores estão gravando as cenas apenas dois dias antes de irem ao ar. O normal é que esse espaço seja de cinco dias", de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo de 7 de setembro de 2002.

Benedito Ruy Barbosa colocou a culpa na edição. "É difícil, porque eu escrevo sozinho, mas estou conseguindo me adiantar outra vez. Eu achava que estava com dez capítulos de frente e, de repente, descobri que estava atrasado, porque os capítulos vinham sendo reeditados e espichados todos os dias", explicou ao jornal O Globo de 22 de setembro de 2002.

Ele também considerou que problemas pessoais interferiram em seu desempenho como autor da novela, conforme declarou ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, do projeto Memória Globo.

Eu não queria que a novela fosse ao ar junto com a Copa do Mundo [de 2002, na Coreia do Sul e no Japão] e com o horário político. Achei que me prejudicaria. Mas teimaram e fizeram mesmo assim. Além disso, minha mãe estava doente. Eu deixava de escrever para ir ao hospital, voltava para casa chocado, tentava escrever. Foi ficando muito difícil para mim até que, um dia, resolvi parar.

Em novembro de 2002 a Globo decidiu colocar Walcyr Carrasco para substituir Barbosa na autoria da novela. Ele assumiu Esperança a partir do capítulo 149, auxiliado por Thelma Guedes. Carrasco tinha as missões de ajeitar a trama e acabar com os atrasos na entrega dos capítulos.

Ele disse à imprensa que pretendia respeitar ao máximo a história, mas acabou mexendo bastante, incluindo novas tramas e personagens e transformando as personalidades de alguns. O ibope chegou a subir um pouco, mas Carrasco perdeu um telespectador: o próprio Benedito Ruy Barbosa.

"Quando ele assumiu a novela, deixei de assistir. Se visse, queria bater nele. Na época, liguei para o Mário Lúcio Vaz [então diretor artístico da Globo] e disse: 'Avisa o Walcyr que, quando eu encontrar com ele, eu vou dar porrada, entendeu?'. Ele simplesmente acabou com minha novela. Não terminou como eu queria. Depois, mandou uma carta pedindo desculpas. Coitado! No fim, tudo terminou bem", declarou o autor ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes.

Walcyr Carrasco foi até os últimos capítulos de Esperança; a novela terminou em fevereiro de 2002. Em 2003, ele estreou Chocolate com Pimenta, novela que fez sucesso na faixa das 18h e que é reprisada atualmente na Globo.



Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.