Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIDA NOVA

Há 34 anos, autor emplacou na Globo continuação de novela da concorrente

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Stela Freitas, Cláudia Borioni e Nívea Maria em cena da novela Vida Nova

Stela Freitas, Cláudia Borioni e Nívea Maria em Vida Nova (1988), de Benedito Ruy Barbosa

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 21/11/2022 - 6h15

Há exatos 34 anos, Vida Nova (1988) estreava na faixa das seis da Globo. A novela foi escrita por Benedito Ruy Barbosa como uma espécie de sequência de Os Imigrantes (1981), exibida na TV Bandeirantes. A história destacava o dia a dia de imigrantes em um cortiço no bairro do Bixiga, em São Paulo, nos anos 1940.

Dividida em várias fases, Os Imigrantes mostrava o período da imigração no Brasil no final do século 19. Ruy Barbosa escreveu o folhetim até o capítulo 313, já que tinha sido chamado pela Globo para escrever Paraíso (1982). Wilson Aguiar Filho (1951-1991) e Renata Pallottini (1931-2021) assumiram o comando da trama e ainda emplacaram uma continuação, Os Imigrantes: Terceira Geração (1982).

Anos mais tarde, Benedito voltou ao tema com Vida Nova. A história girava em torno de Laura (Yoná Magalhães), uma ex-prostituta alegre e sensual. Lalá era a rainha do cortiço e causava inveja nas mulheres por ser desejada pelos moradores do local. Mãe de Marialina (Gabriela de Oliveira), ela viveu um romance com Antonio Sapateiro, vivido por Carlos Zara (1930-2002).

Outro núcleo que chamou a atenção foi o de Gema (Nívea Maria) e Pietro (Osmar Prado). O casal tinha uma relação tranquila, até que o primeiro marido dela, Sebastião (Roberto Bonfim), reapareceu.

De acordo com o site Memória Globo, a equipe de pesquisadores da novela mergulhou nos costumes, hábitos e roupas dos povos português, judeu e italiano para reproduzir o período entre 1945 e 1954.

A trama também ficou marcada como a última feita por Lauro Corona (1957-1989), intérprete do padeiro Manoel Victor. Nos últimos meses da novela, o ator se afastou do trabalho para cuidar da saúde. Ele morreu em julho de 1989, por causa de complicações decorrentes do vírus HIV.

Depois de Vida Nova, Benedito Ruy Barbosa deixou a Globo e foi para a Manchete (1983-1999) --onde explodiu com Pantanal (1990). Ele voltou à líder de audiência alguns anos depois com Renascer (1993).

O autor consagrado também abordou a vinda dos imigrantes ao Brasil nas novelas Terra Nostra (1999) e Esperança (2002).


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.