REVIRAVOLTA
Divulgação/Televisa
Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) em cena de Chaves; mexicano voltará ao ar na TV dos EUA
Sem ser exibido na TV mundial desde o fim de julho de 2020, o seriado Chaves (1973-1980) finalmente voltará ao ar. Para a tristeza dos fãs brasileiros, porém, o retorno acontecerá apenas para a população dos Estados Unidos. Mas a novidade renova as esperanças do SBT, que já deixou claro que gostaria de contar com o menino do barril como uma das atrações do streaming +SBT.
A volta de Chaves à televisão foi anunciada neste sábado (7) pela rede UniMás, braço da Univision voltado para homens de 18 a 35 anos. Apesar de ter o sinal transmitido pelos Estados Unidos, a emissora adota o idioma espanhol como oficial e é destinado à população latina no país.
O personagem mais icônico de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) será exibido a partir de 23 de setembro, às 7h (horário de Nova York). O herói atrapalhado Chapolin Colorado retornará horas depois, à meia-noite.
Além da transmissão na TV linear, os episódios das duas séries serão disponibilizados na plataforma ViX --que chegou a operar no Brasil, mas encerrou os serviços no primeiro semestre.
Confira o anúncio do retorno de Chaves e Chapolin na UniMás e na ViX:
Segundo o SBT, as exibições de Chaves e Chapolin tiveram de ser encerradas às pressas por causa de problemas com o titular dos direitos da história. O problema envolve a Televisa, que exibiu os programas e, portanto, é dona dos direitos da obra produzida (ou seja, as fitas com os episódios antigos), e o Grupo Chespirito, administrador do espólio de Bolaños e titular dos direitos intelectuais (personagens e roteiros dos capítulos, por exemplo).
Além da emissora de Silvio Santos (1930-2024), os programas de Bolaños também eram exibidos no Brasil pelo Multishow e disponibilizados pelo Prime Video até a ordem de que eles fossem tirados do ar imediatamente.
Durante o evento de apresentação do +SBT à imprensa, no início de agosto, Daniela Beyruti, vice-presidente do SBT, afirmou que mantém o contato com a família de Bolaños e que fez de tudo para Chaves e Chapolin fizessem parte do catálogo do streaming gratuito.
No primeiro contato, ela não teve sucesso. Mas, depois do acordo que permite a volta dos seriados à programação --ainda que, por enquanto, apenas nos Estados Unidos--, fica a expectativa de que as partes estejam mais abertas para a negociação.
A emissora certamente precisa de uma carta na manga para reverter a crise que atravessa nos últimos meses. Além da audiência em queda, o faturamento tem deixado a desejar --a ponto de, como o Notícias da TV publicou na sexta (6), a direção planejar uma série de demissões para manter o caixa no azul.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.