Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

71% MENOS JOGOS

Fora da Band, Brasileirão feminino perde espaço na Globo e causa reclamação

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Renata Silveira sorrindo em uma transmissão da Globo

Renata Silveira na Globo: Brasileirão feminino só terá seis jogos na TV aberta em 2023

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 1/11/2022 - 6h30

A transmissão do Brasileirão feminino na Globo a partir de 2023 já causa polêmica no mercado de mídia esportiva. A emissora só vai transmitir seis jogos da principal liga de futebol com mulheres do país no ano que vem. É uma diminuição de 71% no número de partidas em relação ao que a Band, antiga detentora dos direitos, fazia até a última temporada, encerrada em setembro. 

Entre 2019 e 2022, a Band mostrou 21 partidas por ano em TV aberta. Era transmitido um jogo por rodada na primeira fase, em que todos os times se enfrentavam em um turno único. Os oito melhores se classificam para o mata-mata, disputado em formato de ida e volta até a final. A emissora do Morumbi exibia tudo, nas tardes de sábado preferencialmente --finais foram mostradas em horário nobre. 

A Globo, no entanto, vai deixar toda a primeira fase exclusiva no SporTV. Na TV aberta, serão apenas seis jogos, todos da fase final, com exibição dentro do Esporte Espetacular, entre os meses de setembro e outubro.

A informação consta no plano comercial do campeonato, divulgado a anunciantes e ao qual o Notícias da TV teve acesso. A grande maioria das transmissões vai ter Renata Silveira e Natália Lara, narradoras da Globo, no comando, além de comentários de Ana Thaís Matos e Renata Mendonça. 

O caso tem provocado polêmica principalmente na Band. A emissora do Morumbi soube da informação e ficou inconformada, porque tentou a renovação dos direitos do Brasileirão sem ter a exclusividade, mas a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu fechar com a líder de audiência. 

O Brasileirão Feminino já estava no radar da Globo havia algum tempo. Nos últimos anos, a emissora aumentou a participação feminina nas transmissões de futebol em geral. Adquirir a principal competição nacional da modalidade entra neste contexto. 

Além do Brasileirão feminino, a Globo vai mostrar a Supercopa feminina e a Copa do Mundo feminina, que vai acontecer na Austrália e na Nova Zelândia, com jogos na faixa da madrugada e da manhã. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.