Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

50 PROFISSIONAIS

Flamengo x Globo: Saiba quanto custa para fazer uma transmissão de futebol ao vivo

REPRODUÇÃO/FLATV

O comentarista Alexandre Tavares e o narrador Emerson Santos durante pré-jogo do Flamengo pela FlaTV

O comentarista Alexandre Tavares (à esq.) e o narrador Emerson Santos em transmissão da FlaTV no YouTube

REDAÇÃO

Publicado em 30/6/2020 - 7h06

Em guerra judicial com a Globo, o Flamengo se prepara para fazer sua primeira transmissão de um jogo de futebol ao vivo nesta quarta-feira (1º), quando enfrentará o Boavista no Maracanã. Ao Notícias da TV, o clube confirmou que serão aproximadamente 50 profissionais envolvidos na exibição, que contará com nove câmeras para mostrar a partida e outras três de replay. Mas quanto custa uma estrutura desse porte?

A reportagem consultou fontes do mercado, que explicaram que as principais produtoras cobram entre R$ 25 mil e R$ 50 mil para realizar um trabalho como esse, com um custo de diária que inclui equipamentos, profissionais e estrutura de cabeamento e internet para a transmissão ao vivo.

O Flamengo programou o jogo para ser exibido nas páginas oficiais do clube no YouTube, no Facebook e no Twitter. Única equipe do Campeonato Carioca sem contrato com a Globo, o Flamengo considera ter o direito de mostrar seus jogos como mandante após uma Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro ter mexido nas regras de direitos do futebol no último dia 18.

Pelo código anterior, os dois times precisavam ter um acordo com uma mesma rede de TV para que o jogo fosse transmitido. A Globo tentou impedir o Rubro-Negro de passar o confronto contra o Boavista na FlaTV, mas a Justiça do Rio de Janeiro não concedeu a liminar --a emissora ainda pode tentar um recurso de última hora.

FlaTV já estava fazendo transmissões das partidas do Campeonato Carioca, com o pré e pós-jogo diretamente do Maracanã. No entanto, quando a bola rolava, as imagens ao vivo da partida eram cortadas. Os torcedores acompanhavam apenas o áudio do narrador e do comentarista.

Para essa transmissão ao estilo de rádio na web, a equipe contava com 14 pessoas. Ou seja, serão 36 profissionais a mais envolvidos no jogo com imagens.

"A equipe mescla profissionais da agência X-Tudo, responsável pelo conteúdo e coordenação geral da FlaTV. A transmissão é feita pela PlayRec Produções e contamos ainda com a Aquarela Filmes, que produz matérias gravadas que entram no pré-jogo, além de estar no estádio para gerar o programa com os bastidores do jogo que vai para as redes no dia seguinte de cada jogo", explica o Flamengo.

Para um jogo de futebol ao vivo, é necessária uma unidade móvel de transmissão, de onde a partida é comandada pelo diretor de TV, responsável pelos cortes das câmeras, ao lado de um operador de replay. Os cinegrafistas ficam espalhados nas laterais do campo e nas cabines do Maracanã.

Para fazer uma transmissão de boa qualidade com o menor custo possível, os especialistas na área recomendam o uso de pelo menos seis câmeras: duas com imagens gerais do jogo, outra com foco nos detalhes, uma atrás de um dos gols e outras duas para o impedimento.

Nessa estreia no mercado de transmissões, o Flamengo terá nove câmeras ao todo, além de três para replays. Em grandes partidas ou em eventos como a Copa do Mundo são instaladas mais de 30 câmeras.

Flamengo x Boavista terá narração de Emerson Santos, reportagens de Luana Trindade, comentários de Alexandre Tavares e do convidado especial Raul Plassmann, goleiro campeão do mundo pelo clube em 1981.

O jogo poderá ser visto ao vivo e online no vídeo abaixo, a partir das 19h30 de quarta-feira, quando começa o "esquenta":

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.